EDUCAÇÃO DA PEQUENA INFÂNCIA: (RE)PENSANDO LIMITES E POSSIBILIDADES DIANTE DE ALGUMAS INFLEXÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.52291Keywords:
Pandemia da covid-19, Educação da pequena infância, Escolas das infâncias, Relação família-escola.Abstract
O presente artigo discute os limites e as possibilidades provocadas pelos efeitos da pandemia da covid-19 na educação da pequena infância. Trata-se de um exercício reflexivo, fundamentado nos Estudos da Infância, em diálogo com nossas pesquisas etnográficas com crianças pequenas. Temos o objetivo de problematizar alguns paradoxos da tríade crianças, famílias e escolas, visibilizando seus dilemas e contradições. Nesse movimento de ruptura e criação de novos paradigmas, destacamos alguns princípios e o compromisso ético-político e epistêmico assumidos na educação das infâncias. A discussão evidencia a necessidade de construção de vínculos afetivos e alteritários na relação família e escola, potencializando esses tempos de incertezas como um tempo, também, de criação.References
Referências
ALVARENGA, M. S. de; TAVARES, M. T. G. Relações entre poder local e políticas educacionais em contextos de periferias urbanas. In: ALVARENGA, M. S. de; TAVARES, M. T. G. (orgs). Poder Local e Políticas Públicas para Educação em periferias Urbanas do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Quartet: Faperj, 2015.
BARBIER, René. A escuta sensível em educação. Revista Anped, Caxambu, 1992.
BENJAMIN, Walter. Experiência e Pobreza. In: Magia e Técnica, Arte e Política. Traduzido por Paulo Sérgio Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BRASIL. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2020). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – (PNAD) Contínua.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Subsídios para Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica – Diretrizes Curriculares Nacionais Específicas para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC; SEB, 2009.
DAVIS, Mike. A crise do coronavírus é um monstro alimentado pelo capitalismo. In: DAVIS, Mike. et al. Coronavírus e a luta de classes. Brasil: Terra sem Amos, 2020.
FOCHI, Paulo Sérgio. “Mas os bebês fazem o quê no berçário, heim?”: documentando ações de comunicação, autonomia e saber-fazer de crianças de 6 a 14 meses em um contexto de vida coletiva. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Os circuitos da história e o balanço da educação no Brasil na primeira década do século XXI. RBE, vol.16, n.46, p.235-254, jan.-abr./2011.
FRIGOTTO, G. A gênese das teses do Escola sem Partido: esfinge e ovo da serpente que ameaçam a sociedade e a educação. In: FRIGOTTO, G. (org). Escola "sem" partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: UERJ, LPP, 2017. =
GALLO, Sílvio. Infância e poder: algumas interrogações à escola. In: KOHAN, W. O; (org). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. Devir-criança da filosofia: infância da educação.
GARCIA, Regina Leite (org.) A formação da professora alfabetizadora: reflexões sobre a prática. 5ª Edição. São Paulo, SP: Cortez, 2008.
KOHAN, Walter. A infância descolonizadora do tempo In: SANTOS, Solange; SANTIAGO, Flávio; BARREIRO, Alex; MACEDO, Elina; FARIA, Ana Lúcia (Orgs). Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento. Maceió: EDUFAL, 2018.
LÓPEZ, María Emilia. Um mundo aberto: cultura e primeira infância. São Paulo: Instituto Emília, 2018.
NOGUEIRA, Maria Alice. Trajetórias escolares, estratégias culturais e classes sociais: notas em vista da construção do objeto de pesquisa. Teoria & Educação, vol.3, p.89-112, 1991.
PAIXÃO, Léa Pinheiro. Significado da escolarização para um grupo de catadoras de um lixão. Cadernos de Pesquisa, vol. 35, n. 124, p. 141-170, jan.-abr/2005.
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emília: Escutar, investigar e aprender. Tradução: Vânia Cury. – 1.ed. –São Paulo: Paz e Terra, 2012.
ROSEMBERG, Fúlvia. A criação de filhos pequenos: tendências e ambiguidades contemporâneas. In: DUARTE, L, F, D.; et al. (orgs). Família em Processos Contemporâneos: Inovações Culturais na Sociedade Brasileira. São Paulo: Loyola, 1995. (Coleção Seminários Especiais / Centro João XXIII)
TONUCCI FILHO, João B. M; PATRICIO, Pedro Araujo; BASTOS, Camila. Nota Técnica (NT) – desafios e propostas para enfrentamento da COVID-19 nas periferias urbanas: análise das condições habitacionais e sanitárias dos domicílios urbanos no Brasil e na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Cedeplar/UFMG, 2020.
UNICEF. 30 Anos da Convenção Sobre os Direitos da Criança: Avanços e desafios para meninas e meninos no Brasil. UNICEF: (coordenação editorial Elisa Meirelles Reis... [et al.]. São Paulo: UNICEF, 2019.
VARELA, J; ALVAREZ-URIA, F. A maquinaria escolar. In: Teoria e Educação. Pannonica, 1992. (Dossiê: História da Educação, v. 6)
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License