IMPACTOS DO COVID-19: AS VISÕES E EXPERIÊNCIAS DE CRIANÇAS E JOVENS PORTUGUESES EM SITUAÇÃO DE ACOLHIMENTO RESIDENCIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.52242Keywords:
Acolhimento residencial, crianças, jovens, educação, Covid-19.Abstract
A pandemia veio a questionar as estruturas mais fundacionais das nossas sociedades globais, incluindo o direito democrático à educação. A partir de uma abordagem participatória, envolvendo photovoiced, entrevistas e grupos focais, quis-se perceber quais os impactos psicológicos e educacionais da pandemia nos quotidianos de crianças e jovens em situação de acolhimento residencial. Os resultados indicam que as crianças e jovens se sentem isolados e entediados, chegando a ser difícil cumprir as regras para certos grupos. Esse stress estende-se às suas experiências educacionais que somadas à falta de recursos tecnológicos e técnicos da instituição, torna o direito a ser educado mais difícil. Chama-se a atenção para a necessidade de investir educacionalmente nestas instituições.References
ABRANTES, P. Os sentidos da escola. Identidades juvenis e dinâmicas de escolaridade. Oeiras: Celta Editora, 2003.
AMADO, J; FERREIRA, S. A entrevista na investigação em educação. In: AMADO, J. (Coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Impresa da Universidade de Coimbra, 2014, p. 207-232.
ARAÚJO, H. C.; WILLIS, P. Jovens, percursos e transições em instituições e comunidades educativas. Uma revisitação na Grã-Bretanha e em Portugal. Educação, Sociedade e Culturas, nº 27, p. 7-13, 2008.
ARCHIBALD, M.; AMBAGTSHEER, R; CASEY, M.; LAWLESS, M. Using Zoom videoconferencing for qualitative data collection: Perceptions and experiences of researchers and participants. International Journal of Qualitative Methods, 18, p. 1-8, 2019.
BECKER, H. S. Whose side are we on? Social Problems, Vol. 14, No. 3, p. 239-247, 1967.
BOURDIEU, P. Compreender. In: BOURDIEU, P. (Coord.). A miséria do mundo. Petropólis: Editora Vozes, 1997, p. 693-732.
BOURDIEU, P. “La «jeunesse» n'est qu'un mot”. Entretien avec Anne-Marie Métailié, paru dans Les jeunes et le premier emploi. Paris, Association des Ages, 1978, p. 520-530. Disponível em: http://www.homme-moderne.org/societe/socio/bourdieu/questions/jeuness.html, 30/05/2013. Acesso em: 30/06/2020.
BOURDIEU, P; PASSERON, J-C. A Reprodução: Elementos para uma Teoria do Sistema de Ensino. Lisboa: Editorial Veja, 1983.
BUTLER, J. Quadros de guerra. Quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CARDOSO, D. A cultura do quarto e o uso excessivo da internet. Resultados nacionais do inquérito EU Kids Online. In: PONTE, C.; SIMÕES, J. A.; JORGE, A.; CARDOSO, D. (Eds.), Crianças e Internet em Portugal. Acessos, usos, riscos, mediações: Resultados do Inquérito Europeu EU Kids Online. Coimbra: Edições Minerva, 2012.p. 57-73.
COSTA, E. Avaliação da integração de plataformas e-learning no ensino secundário. 2010. Tese de Doutorado em Ciências da Educação. Universidade Salamanca, Salamanca, 2010.
CUEVAS-PARRA, P.; STEPHANO, M. Children’s voices in the time of COVID-19. Continued child activism in the face of personal challenges. Middlesex: World Vision International, 2020.
DANIEL, S.J. Education and the COVID-19 pandemic. PROSPECTS, 2020. Disponível em: <http://link.springer.com/10.1007/s11125-020-09464-3>. Acesso em: 4 maio 2020.
DELGADO, P. Os direitos da criança: da participação à responsabilidade. Porto: Profedições, 2006.
DIAS, T. S.; MENEZES, I. The role of classroom experiences and school ethos in the development of children as political actors: Confronting the vision of pupils and teachers. Educational & Child Psychology, Vol. 30, No. 1, p. 26-37, 2013.
FONSECA, L. Revisitando culturas juvenis: Investimento de raparigas na escola. ex aequo, nº. 7, p. 85-98, 2002.
FONSECA, P. N. da. O impacto do acolhimento institucional na vida de adolescentes. Revista Psicopedagogia, 34(105), p. 285-296, 2017.
GOFFMAN, E. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo: Editora Perspectiva S.A, 1961.
GOFFMAN, E. On cooling the mark out. Some aspects of adaptation to failure. Psychiatry, Interpersonal and Biological Processes, Vol. 15, Issue 4, p. 451-463, 1952.
LAHELMA, E. School is for meeting friends: secondary school as lived and remembered. British Journal of Sociology of Education, vol. 23, nº. 3, p. 367-381, 2002.
LANG, J. Small teaching: Everyday lessons from the science of learning. San Francisco: Jossey‐Bass, 2016.
LUDVIGSSON, J. F. Systematic review of COVID-19 in children shows milder cases and a better prognosis than adults. Acta Paediatrica, 109, p. 1088-1095, 2020.
MANNAY, D.; STAPLES, E.; HALLET, S; ROBERTS, L; REES, A; EVANS, R; ANDREWS, D.. Enabling talk and reframing messages: working creatively with care experienced children and young people to recount and re-represent their everyday experiences, Child Care in Practice, 25(1), 51-63, 2019.
MENEZES, I.; FERREIRA, P. D. Cidadania participatória no quotidiano escolar: A vez e a voz das crianças e dos jovens. Educar em Revista, 53, p. 131-147, 2014.
NOON, E.; HALLAM, S. Interpretive Phenomenological Analysis: An appropriate methodology for educational research? Journal of Perspectives in Applied Academic Practice, Vol 6, Issue 1, p. 75-83, 2018.
PAIS, J. M. Jovens e Cidadania. Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 49, p. 53-70, 2006.
PAIS, J. M. The multiple faces of the future in the labyrinth of life. Journal of Youth Studies, v. 6, n. 2, p. 115-126, 2003.
RELATÓRIO CASA. Relatório de Caracterização Anual da Situação de Acolhimento de Crianças e Jovens, 2016. Disponível em: http://www.seg-social.pt/documents/10152/15292962/Relatorio_CASA_2016/b0df4047-13b1-46d7-a9a7-f41b93f3eae7 Acesso em: 29/06/2020.
SANTOS, H; SILVA, S. M. da; MENEZES, I. Para uma visão complexa do bullying homofóbico: Desocultando o quotidiano da homofobia nas escolas. ex aequo, 36: 117-132, 2017.
SILVA, S. M. Young people and sensitive information: Managing protection and dignity. In: RIELE, K; BROOKS, R. (Eds.), Negotiating ethical challenges in youth research. London/New York: Routledge, 2013, 96-108.
SILVA, S. M. Da casa da juventude aos confins do mundo: Etnografia de fragilidades, medos e estratégias juvenis. Porto: Edições Afrontamento, 2011.
SPIVAK, G. C. Can the Subaltern Speak? In: NELSON, C; GROSSBERG, L. (Eds.), Marxism and the Interpretation of Culture. Basingstoke: Macmillan Education, 1988, p. 271-313.
TISDALL, E. K. M. The transformation of participation? Exploring the potential of ‘transformative participation’ for theory and practice around children and young people’s participation. Global Studies of Childhood, 3(2), p. 183-193, 2013.
TOMÁS, C; CARVALHO, M. J. L. de; FERNANDES, N. Introdução – Acolhimento de Crianças e Jovens. Configurações, vol. 23, p. 7- 13, 2019.
TOWNSEND, I. M.; BERGER, E. P.; REUPERT, A. E. Systematic review of the educational experiences of children in care: Children’s perspectives. Children and Youth Services Review 111, 104835, p. 1-10, 2020.
UNESCO. UNESCO Covid-19 Education Response Education Sector Issue Notes. Paris: UNESCO, 2020a. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse Acesso em: 1 jun 2020.
UNESCO. Supporting teachers in back-to-school efforts: guidance for policy-makers. Paris: UNESCO, 2020b. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373479 Acesso em: 1 jun 2020.
VALASQUES, D. De uma situação de risco para uma vida de cidadania: um estudo exploratório sobre a proposta educativa da Casa do Gaiato de Paço de Sousa. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Universidade do Porto, Porto, 2018.
WANG, C; BURRIS, M. A. Photovoice: concept, methodology, and use for participatory needs assessment. Health Education & Behaviour, 24(3), 369-387, 1997.
WILLIS, P. Learning to labour. How working-class kids get working class jobs. Aldershot: Ashgate, 1999.
ŽIŽEK, S. Pandemia. Covid-19 e a Reinvenção do Comunismo. Editorial Boitempo, 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License