HISTÓRIAS MAL CONTADAS; A CANÇÃO DOS VELHOS CAÇADORES E HABITAR O SOM: RETRATO FALADO DA LEITURA EM VOZ ALTA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2021.51996Keywords:
Literatura infantil, Educação para a morte, Rodolfo Castro.Abstract
Apresento nesta resenha o trabalho de Rodolfo Castro, autodenominado "o pior contador de histórias do mundo" com publicações consagradas em editoras brasileiras como a Aletria e portuguesas. Tem como peculiaridade uma produção e uma divulgação literária de textos que transitam na temática da morte. A resenha dialoga com artigos que tratam da demanda por uma Educação para a Morte, que, no entendimento de alguns filósofos, deveria fazer parte da formação humana desde a mais tenra idade, já que é uma realidade a qual todos seremos submetidos em algum momento de nossas vidas.References
CASTRO, Rodolfo. Contos da meia-noite do mundo. Ilustrações: Alexandre Camanho Tradução: Richard Garrel; Rosana Mont'Alverne. Belo Horizonte: Editora Aletria, 2017.
AZEVEDO, Maria da Conceição. Valores culminantes: Educação para a morte/Educação para a vida. Revista Portuguesa de Pedagogia, ano 40 -2, p. 159 – 183, 2006.
SANTOS, Laura Ferreira. Pedagogia Crítica, sofrimento e educação sobre a morte. Revista Portuguesa de Pedagogia. Extra-Série, 2011, 401-409, 2011.
CASTRO, Rodolfo. Histórias mal contadas – Nueve cuentos mal contados. Lisboa, Editora BOCA – Palavras que alimentam Coleção HOT- Histórias oralmente transmissíveis, 2018.
CASTRO, Rodolfo. Habitar o som. Retrato falado da leitura em voz alta. Lisboa, O habitante (edição de autor), 2019.
CASTRO, Rodolfo. A canção dos velhos caçadores. Lisboa, O habitante (edição de autor), 2019 a.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License