INQUIETAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO E DEMOCRACIA EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.51647Keywords:
Covid-19, Marcadores sociais de diferença, Educação, DemocraciaAbstract
No presente artigo, a partir de uma perspectiva transdisciplinar, objetivamos refletir sobre as dimensões político-sociais da pandemia de Covid-19 no Brasil a partir dos marcadores sociais de diferença e que atravessam o debate sobre educação e democracia. Por meio de nossas experiências pessoais enquanto docentes de instituições de ensino superior e de dados que mostram os efeitos sociais da crise, esperamos desvelar os dispositivos de violência e autoritarismo que perpassam as políticas de saúde no Brasil contemporâneo. Em nossa incursão, para além do diálogo com autores como Arendt (2013), Santos (2020), Agamben (2020), Mbembe (2016), será fundamental a noção de “efeito colateral”. Ela nos desafia a não perdermos de vista que as discussões sobre a pandemia não se reduzem a uma dimensão epidemiológica e/ou biomédica, antes, articuladas por relações de saber-poder, ressoam diretamente nas táticas necropolíticas de um “fazer viver, deixar morrer”.
References
AGAMBEN, G. Reflexões sobre a peste: Ensaios em tempos de pandemia. São Paulo: Boitempo, 2020.
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2013
BARATA, R. Meningite: uma doença sob censura? São Paulo: Editora Cortez; 1988.
BECKER, S; OLIVEIRA, E. A.; MARTINS, C. P.. “Onde fala a bala, cala a fala”. Rede Humaniza SUS, 19 jun, 2016. Disponível em: http://redehumanizasus.net/94812-onde-fala-a-bala-cala-a-fala. Acesso em: 08 jun. 2020.
BUTLER, J. Quadros de guerra: quando a vida é passível de luto? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. Política e educação em Hannah Arendt: distinções, relações e tensões. Educ. Soc. [online]. 2014,
DOCUMENTÁRIO. Que Bom Te Ver Viva. Dir. Lúcia Murat, 97min, Áudio: Português, Nacionalidade: Brasil, 1989.
GONZALEZ, L. A categoria político-cultural de Amefricanidade. In: HOLLANDA, H. B. H. (Org). Pensamento feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019. p. 341-352.
LATOUR, B.; WOOLGAR, S. A vida de laboratório: a produção dos fatos científicos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
MORAES, J. C.; BARATA, R. B. A doença meningocócica em São Paulo, Brasil, no século XX: características epidemiológicas. Cad. Saúde Pública [online]. 2005, vol.21, n.5
MORAES, W. “A necrofilía colonialista outrocída no Brasil”. Revista Estudos Libertários, vol. 2, n. 3, 2020.
MCCLINTOCK, A. Introdução: pós-colonialismo e o anjo do progresso. In: MCCLINTOCK, A. Couro imperial: raça, gênero e sexualidade no embate colonial. Campinas: EdUNICAMP, 2010. pp. 15-40.
MBEMBE, A. Necropolítica. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n. 32, v. 2, 2016, p. 122-151.
MOL, A. Política ontológica. Algumas ideias e várias perguntas. In: NUNES, J. A.; ROQUE, R. (Org.). Objectos impuros: experiências em estudos sobre a ciência. Porto: Afrontamento, 2008. p. 63-75.
ROSSI, C. A epidemia do silêncio. Estadão, edição de 14 jun. 2019. Disponível em: http://m.acervo.estadao.com.br/noticias/acervo,a-epidemia-do-silencio-texto-censurado-de-clovis-rossi-em-1974,70002872715,0.htm Acesso em 07 jun. 2020.
SCHWARCZ, L. M. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das letras, 2019.
SAFATLE, V. Bem vindo ao estado suicidário. Edições n-1, 2020. Disponível em: <https://n-1edicoes.org/004>. Acesso em: 23 mai. 2020.
SALIBA, Elias Thomé. JORNADA “O lugar da História no ensino escolar”. Associação Nacional de História. São Paulo: ANPUH, 2015. 1 vídeo (420 min), online, son., color. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=XB628GqcWTY> Acesso em: 20 jan. 2020.
SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020
SOUZA, J (Org). A ralé brasileira. 3a. ed. São Paulo: Editora Contracorrente, 2018.
STEYN, M. The ignorance contract: recollections of apartheid childhoods and the construction of epistemologies of ignorance. Identities Global Studies in Culture and Power, 19:1, 2012. pp. 8-25.
PRADO, J. L. A. Orelhas do livro. In: DUNKER, C. Mal-estar, sofrimento e sintoma. São Paulo: Boitempo, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License