A SOLIDÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS DE BEBÊS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.46690Keywords:
Professoras. Bebês. Solidão. Docência. Educação Infantil.Abstract
com a intenção de refletir sobre uma temática crescente no âmbito da docência em Educação Infantil, este artigo discute a solidão profissional vivida por professoras de bebês, a partir dos resultados de uma pesquisa sobre currículos praticados com bebês. A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, ouviu seis professoras que exerciam a docência com bebês na rede municipal de ensino de uma cidade brasileira. As narrativas de cada docente foram escutadas em encontros denominados Tertúlias Narrativas. O que é vivido no cotidiano de cada Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) é ressonância da qualidade e do alcance das políticas públicas destinadas à Educação Infantil, em nível nacional e local. Concluiu-se que a solidão profissional de professoras de bebês possui interfaces com as políticas públicas impregnadas da lógica produtivista-mercantil e de mercado.
References
ARAUJO, Tânia Maria de; PINHO, Paloma de Sousa; MASSON, Maria Lucia Vaz. Trabalho e saúde de professoras e professores no Brasil: reflexões sobre trajetórias das investigações, avanços e desafios. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 35, supl. 1, e00087318, 2019. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2019000503002&lng=pt&nrm=iso>. Acessos em 14 nov. 2019. Epub 30-Maio-2019. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00087318.
CAGLIARI, Paola et al. A equipe de coordenação pedagógica e o desenvolvimento profissional. In.: EDWARDS; GANDINI; FORMAN (Org.). As cem linguagens da criança: a experiência de Reggio Emilia em transformação (V.2). Porto Alegre: Penso, 2016, p. 143-152.
CAMPOS, Maria Malta. Dimensões práticas (Entrevistada por Rubem Barros). Revista Educação, Educação Infantil, São Paulo, 2ª edição. Editora segmento, outubro, 2011, p. 6-11.
CERISARA, Ana Beatriz. Professoras da Educação Infantil: entre o feminino e o profissional. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Questões da Nossa Época; v. 98).
ESTEVE, J. M. Mudanças sociais e função docente. In: NÓVOA, A. Profissão professor. 2. Ed. Porto: Porto Editora, 1995. p. 93-124.
GENTILLI, Pablo A. A.; SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. RJ, Petrópolis: Vozes, 2001.
GONZALEZ, J.; COSTA, M. Neoliberalismo, neoconservadorismo e educação: Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 20, n. 3, p. 551-565, 17 dez. 2018.
LIMA, I.; HYPOLITO, ÁLVARO. A expansão do neoconservadorismo na educação brasileira. Educação e Pesquisa, v. 45, p. e190901, 24 set. 2019.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARTINS FILHO, Altino José; Delgado, Ana Cristina Cool. A Construção da docência com bebês e crianças bem pequenas em creches. In.: MARTINS FILHO, Altino José (Org.). Educar na creche: uma prática construída com os bebês e para os bebês. Porto Alegre: Mediação, p. 9-22.
ORDINE, Nuccio. A utilidade do inútil. Rio de Janeiro, Zahar, 2016.
POPKEWITZ, Thomas S. Profissionalização e formação de professores: algumas notas sobre a sua história, ideologia e potencial. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992. p. 35-50.
ROSEMBERG, Fúlvia. A criança pequena e o direito à creche no contexto dos debates sobre infância e relações raciais. In: BENTO, Maria Aparecida Silva (Org.). Educação Infantil, igualdade racial e diversidade: aspectos políticos, jurídico, conceituais. São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade (CEERT), 2011, p.10-46.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
TOMMASI, Livia De; WARDE, Mirian Jorge; HADDAD, Sergio (Orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 2000.
TRIVINÕS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License