(LUZ, CÂMERA) AÇÃO! - A EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO CINEMATOGRÁFICA NO ESPAÇO ESCOLAR, MOVIMENTANDO CORPOS E SABERES
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.45822Keywords:
Criação, Cinema, Escola, Movimento, CorpoAbstract
O presente trabalho descreve processos de criação cinematográfica no espaço escolar, levados a efeito a partir de um Projeto de Extensão, e registra as experiências de deslocamentos cognitivos e físicos, haja vista que esses processos começam na mente, para se externarem por meio de movimentação, interação e ocupação dos corpos pelos espaços. Deste modo, abre-se possibilidade de (re)inventar a si mesmo e a escola, pois experimenta-se sinestesicamente o cinema. Para sustentar tais colocações, dialogamos com a Pedagogia da Criação (BERGALA, 2008) e as considerações sobre cinema e educação propostas por Fresquet (2013). A metodologia de ação adotada para desenvolvimento da investigação foi a cartografia (KASTRUP, 2008).
References
ADORNO, T. W. O fetichismo na música e a regressão da audição. Coleção Os Pensadores. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. Editora Paz e Terra. 1995.
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1985.
ARENDT, H. A crise na educação. In: ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2000.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 7 Ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BERGALA, A. A hipótese-cinema: pequeno tratado de transmissão do cinema dentro e fora da escola. Rio de Janeiro: BookLink, 2008.
CARRIÈRE, J. C. A linguagem secreta do cinema. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CRARY, J. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil Platos. V.1. São Paulo: Editora 34, 1995.
DELEUZE, G. Conversações. 3 ed. São Paulo: Editora34, 2013.
DINIS, N. F. Educação, cinema e alteridade. In: Educar. Curitiba: Editora UFPR,n. 26, p. 67-79, 2005.
DUARTE, R. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. 3. Ed.
FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Rio de Janeiro: Vozes, 1977.
FRESQUET, A. M. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
KASTRUP, V. O método da cartografia e os quatro níveis da pesquisa-invenção. In: Lucia Rabello de Castro e Vera Lopes Besset (Org.). Pesquisa-invenção na infância e juventude. Rio de Janeiro: Nau, 1ed, v.1, 2008.
KASTRUP, V. O funcionamento da atenção no trabaçho do cartógrafo. In: Psicologia e Sociedade; 19 (1): 15-22, jan/abr. 2007.
KASTRUP, V. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva, In: Revista Psicologia & Sociedade/ABRAPSO, 2004, set/dez, vol.16, n.º 3.
SIBILIA, P. Redes ou Paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
WULF, C. Homo Pictor: imaginação, ritual e aprendizado mimético no mundo globalizado. São Paulo: Hedra, 2013.
XAVIER, I. (entrevista). Um cinema que “educa” é um cinema que (nos) faz pensar. Educação e Realidade. 33(1): jan./jun. 2008.13 – 20.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License