BRINCADEIRA, CORPO E MOVIMENTO: RELATOS DE PESQUISAS SOBRE O USO DAS ÁREAS EXTERNAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.45820Keywords:
Espaços externos, Brincar, MovimentoAbstract
O artigo pretende discutir dados de duas pesquisas realizadas em diferentes capitais brasileiras – Fortaleza e Belo Horizonte – que abordaram o uso das áreas externas e o brincar em escolas de Educação Infantil. Considerando os diferentes contextos investigados, as análises mostraram a desvalorização no uso dos espaços externos pelas escolas em contraste com os desejos e necessidades das crianças. Posturas adultocêntricas por parte das professoras foram reveladas nas imposições de brincadeiras às crianças, nas tentativas de regulação dos corpos, espaços e materiais disponíveis nas áreas externas das instituições. As pesquisas também revelaram tentativas de ressignificação e problematização dos usos destes mesmos espaços.
References
ANDRADE, R. C. A rotina da pré-escola na perspectiva das professoras, das crianças e de suas famílias. 2007. 301 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
ARAÚJO, V. C. A brincadeira na instituição de educação infantil em tempo integral: o que dizem as crianças? 2008. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2008.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Básicos de Infraestrutura para instituições de Educação Infantil. Brasília, 2006.
CAMPOS de C., M. I. Pesquisas contextuais e seus desafios: uma contribuição a partir de investigações sobre arranjos espaciais em creches. Estudos de Psicologia, v. 8, no. 2, 2003, p. 289-297.
CAMPOS, M. M.; CRUZ, S. H. V. Consulta sobre a qualidade na educação infantil: o que pensam os sujeitos deste direito. São Paulo: Cortez, 2006.
CORDAZZO, S. T. D. et alli. Metodologia Observacional para o estudo do brincar na escola. Avaliação Psicológica, v. 7, no. 3, 2008, p. 427-438.
FORNEIRO, L. I. A organização dos espaços na Educação Infantil. In: ZABALZA, M. A. Qualidade na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.
GOBBI, M. A. Mundos na ponta do lápis: desenhos de crianças pequenas ou de como estranhar o familiar quando o assunto é criação infantil. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 20, no. 41, p. 147-165, jan/abr. 2014.
HADDAD, L.; HORN, M. da G. S. Criança quer mais do que espaço. Revista Educação. Edição especial: Educação Infantil 1. São Paulo: Editora Segmento, p. 42-59, set. 2011.
HORN, M. da G. S. Diagnóstico da utilização dos espaços físicos das unidades do PROINFANCIA, por amostra, apontando as principais distorções, subutilizações e dificuldades na organização dos espaços físicos conforme proposto no projeto. MEC, Brasília, 2013.
_________. Sabores, Cores, sons, aromas: a organização dos espaços na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2007.
KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e materiais pedagógicos nas escolas infantis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 27, n. 2, p. 229-245, jul./dez. 2001.
KUHNEN, A.; RAYMUNDO, L. dos S.; GUIMARÃES, A. M. F.; SANTOS, G. F. dos. A linguagem do espaço físico na Educação Infantil. Barbarói. Santa Cruz do Sul, no. 35, ago/dez, 2011.
RICHTER, A. C.; VAZ, A. F. Momentos do parque em uma rotina de educação infantil: corpo, consumo, barbárie. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 3, p. 673-684, set./dez. 2010.
SILVA, M. C. F. Do jardim de infância ao Centro de Actividades de Tempos Livres: representações das Crianças sobre o brincar. 2010. 187 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Criança) – Universidade do Minho, Braga, 2010.
SILVEIRA, D. de B. A escola na visão das crianças. In: 27ª Reunião Anual da ANPEd – GT 07, Caxambu/ MG, 2004. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/27/inicio.htm>. Acesso em: 25 mai. 2016.
TIRIBA, L. Diálogos entre a arquitetura e a pedagogia: educação e vivência do espaço. Revista Virtual de Gestão de Iniciativas Sociais: UFRJ/TDS, no. 8, abril 2008. p. 37-43.
TRINCA, W. Formas de investigação clínica em psicologia: procedimento de desenhos – estórias, procedimento de desenhos de família com estórias. São Paulo: Vetor, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License