EM DEFESA DE UM CORPO-POTÊNCIA: NOTAS SOBRE EDUCAÇÃO E POLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.45318Keywords:
Corpo, Escolarização, PotênciaAbstract
O presente texto é um convite para pensar possíveis percepções e enunciações sobre o corpo no campo da educação. Para tanto, nos aproximamos os escritos de Michel Foucault (1989), Gilles Deleuze e Félix Guattari (1995), Giorgio Agamben (2014 - 2017) e Baruch de Espinosa (1998) para construir um pensamento que nos permita atentar para uma vivência da corporeidade no contexto escolar, além das fronteiras da escola tradicionalmente estabelecida. A partir da potência política da costura, damos ênfase à Pedagogia crítico-performativa e às oficinas desenvolvidas pelo NAT, para alargar o leque de possibilidades de agenciamentos sobre o corpo no espaço educacional. Propomos, ao fim, problematizações que se apresentam por olhares outros em defesa de um corpo-potência, atentando para suas dimensões poéticas e performativas.
References
AGAMBEN, Giorgio. O amigo & o que é um dispositivo? Trad. Vinícios Machado NicastroHonesko. Chapecó: Ed. Argos, 2014.
AGAMBEN Giorgio. Meios sem fim: notas sobre a política. Trad. Antonio Guerreiro. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2017.
CASTELO BRANCO, Guilherme. Michel Foucault: filosofia e biopolítica. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
CHAUÍ, Marilena. Espinosa: uma filosofia da liberdade. São Paulo: Editora Moderna, 1995.
CHAUÍ, Marilena. Espinosa: poder e liberdade. IN: Filosofia política moderna. De Hobbes a Marx. Boron, Atilio A. CLACSO, Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais; DCP-FFLCH, Departamento de Ciências Políticas, Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas, USP, Universidade de Sao Paulo, 2006.
CORRÊA, Guilherme Carlos. Educação comunicação anarquista: procedências da sociedade de controle no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2006.
CORRÊA, Guilherme Carlos; PREVE, Ana Maria Hoepers. A educação e a maquinaria escolar: produção de subjetividades, biopolítica e fugas. Revista de Estudos Universitários, v. 37, n. 2, p. 181-202, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? São Paulo: Imago, 1995.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Paris: Flammarion, 1996.
ESPINOZA, Benedictus de Baruch. Ética. Tradução: Bernard Pautrat. Editora: Bilingue. 1988.
FOUCAULT, M. História da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal.
___________. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1989.
FOUCAULT, M. Outros espaços. In: MOTTA, M.B. (Org.). Ditos e escritos. Estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, v.III, p.411-422, 2001.
FREUD, Sigmund. O infamiliar [Das unheimliche] (1919). Tradução Ernani Chaves e Pedro Helidoro Tavares. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
GIL, José. Metamorfoses do Corpo. Tradução de Maria Cristina Meneses. Lisboa, 1980.
GLUSBERG, Jorge. A Arte da Performance. São Paulo: Perspectiva, 1986.
ICLE, Gilberto. Da Performance na educação: perspectivas para a pesquisa e a prática. In: PEREIRA, Marcelo de Andrade (Org). Performance e Educação: (des)territorializações pedagógicas. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2013.
JAQUET, Chantal. A unidade do corpo e da mente: afetos, ações e paixões em Espinosa. Tradução Marcos Ferreira de Paula e Luís César Guimarães Oliva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2004.
OLY PEY, Maria. Oficina como modalidade educativa. Perspectiva: Florianópolis, v. 15, n. 27, p. 35-63, jan./jun. 1997.Paris: Seuil, 1988.
PACHECO, Elizabeth Medeiros et. al. Água Furtada. Revista Vazantes: Ceará,. v. 2, n. 2, p. 229-242, 2018.
PASSETI, Edson. Segurança, confiança e tolerância comandos na sociedade de controle. São Paulo em perspectiva, 18(1): 151-160, 2004.
PEREIRA, Marcelo de Andrade. Pedagogia crítico-performativa: tensionamentos entre o próprio e o comum no espaço-tempo escolar. cad. cedes [online], vol.37, n.101, p.29-44, 2017.
PREVE, Ana Maria Hoepers; CORRÊA, Guilherme Carlos. Tudo passa pelo corpo. Motrivivência – Revista de Educação Física, Esporte e Lazer (UFSC), n. 15, 2000.
ROUDINESCO, Elisabeth; PLON, Michel. Dicionário de psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
SANTOS, Amarildo Inácio dos; CERVI, Gicele Maria. Sujeitos (in)visíveis: corpos que pesam, vidas que pulsam na escola. Revista Cocar: Belém, v. 13, n. 25, p. 483-505, jan./abr. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License