Ensino superior na perspectiva da pessoa com deficiência, condições de acesso, permanência e sucesso
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.44857Keywords:
História Oral. Ensino superior. DeficiênciaAbstract
Este artigo analisa a vivência de estudantes com deficiência em relação às condições de acesso, permanência e sucesso no percurso do ensino superior. Fundamenta-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa e adota como fundamento teórico-metodológico a perspectiva da História Oral. O procedimento metodológico utilizado neste trabalho foi a realização de entrevistas temáticas com estudantes com deficiência matriculados no ensino superior e com representante do Núcleo de Acessibilidade de uma universidade federal. Os resultados são analisados nas seguintes categorias: o acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior na perspectiva dos estudantes; condições de acessibilidade e seus impactos na permanência; tecnologias assistivas e de relações sociais. Concluímos que na perspectiva dos estudantes os processos seletivos que dão acesso ao Ensino superior têm homogeneizado as deficiências o que dificulta a inserção dos estudantes na universidade. Além disso, apesar dos avanços nas políticas de inclusão e na postura da comunidade acadêmica, ainda temos ajustes a fazer, para que haja real acessibilidade no ensino superior.
References
ALBERTI, V. Manual de História Oral. – 2. Ed. Ver. E atual. – Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
ALBERTI, V. Tratamento das entrevistas de história oral no CPDOC. Rio de Janeiro: CPDOC, 2005.
BOSI, E. O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003.
CURY, C. R. J. Direito à educação: direito a igualdade, direito à diferença. In: Cadernos de pesquisa. Fundação Carlos Chagas, n. 116. São Paulo/Campinas: Autores associados, p. 245-262. 2002.
DINIZ, D.. Modelo social da deficiência: a crítica feminista. Brasília: Letras Livres. 2003. (Série Aniz, 28).
MARQUES,C. A.; MARQUES, L.P. Do universal ao múltiplo: os caminhos da inclusão. Rio de Janeiro: RJ. DP&A, 2003.
MITTLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais. Tradução Windyz Brazão Ferreira. Porto Alegre: Artmed, 2003.
MOREIRA, L. C. Das indagações ao cotidiano da sala de aula: perspectivas de inclusão na universidade. In: Baptista C.; CAIADO, K. R. e JESUS, D. M.. (Org.). Educação Especial: diálogo e pluralidade. 01. ed. Porto Alegre: Mediação, 2008, v. 01, p. 204-213.
PIECZKOWSKI, T. M. Z. NAUJORKS, M. I. – (Orgs.). Educação, inclusão e acessibilidade: diferentes contextos. Chapecó: Argos, 2014.
SASSAKI, R. K. Nada sobre nós, sem nós: Da integração à inclusão – Parte 1. Revista Nacional de Reabilitação, ano X, n. 57, jul./ago. 2007, p. 8-16.
SILVA, Luciene Maria. A deficiência como expressão da diferença. Educação em revista. Belo Horizonte. V.44, p. 111-133. 2006
SIQUEIRA, I. M.; SANTANA, C. da S. Proposta de acessibilidade para a inclusão de pessoas com deficiências no Ensino Superior. Revista Brasileira de Educação Especial. V.16; p.127-136, jan-abr. 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License