A PALAVRA COMO CAMPO DE FORÇAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.44812Keywords:
Corpo, Palavra, Fala, Linguagem, Atuação.Abstract
O presente artigo, sobre atuação cênica contemporânea, propõe que se pense a palavra e o corpo sempre em tensão e relação. Discorre sobre a importância de buscar novas práticas pedagógicas e artísticas, em que palavra e corpo são trabalhados fora de uma conduta psicológica, antes conectados a um campo intensivo no qual prevalecem a intensidade em vez da intenção, o acaso no lugar de encadeamentos causais e evolutivos, o ritmo, a oralidade, a sonoridade e os significantes em vez de um fechamento de sentidos. Na primeira parte do texto, os interlocutores nesta investigação, que envolve questões poéticas e políticas, são, principalmente, Gilles Deleuze e Valère Novarina. Na segunda parte, a encenação da peça Uma frase para minha mãe (2018/2019), de Christian Prigent, oferece o estudo de caso para aprofundar as questões levantadas.
References
ARTAUD, Antonin. Escritos de Antonin Artaud. Trad., seleção e notas de Cláudio Willer. Porto Alegre: L&PM, 1983.
_______________. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
_______________. Linguagem e vida. São Paulo: Editora Perspectiva, 2014.
_______________. Eu, Antonin Artaud. Tradução Aníbal Fernandes. Lisboa: Assírio & Alvim, 2007.
BECKETT, Samuel. Primeiro amor. Tradução e desenhos Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac& Naify, 2004.
_________________. Molloy. Tradução Léo Schlafman. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.
_________________. Molloy. [mimeo] Tradução Inês Cavalcanti, 2001.
_________________. Malone morre. Tradução Paulo Leminski. São Paulo: Editora Brasiliense, 1986.
_________________. O inominável. Tradução Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1989.
________________. Pioravante Marche. Tradução Miguel Esteves Cardoso. Lisboa: Gradiva Publicações, 1988.
________________. Sopro. Tradução Fátima Saadi. Arte e Palavra, Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro /Fórum de Ciência e Cultura, n. 3, p. 43-44, 1987.
DELEUZE, Gilles. GUATARRI, Felix. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
________________. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Vol.1. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
________________. Mil platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Vol.2. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
________________. Francis Bacon. A lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2007.
FREIRE, Marcelino. Balé Ralé. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2003.
_________________. Amar é crime. Rio de Janeiro: Record, 2015.
_________________. Contos negreiros. Rio de Janeiro: Record, 2015.
_________________. Rasif. Rio de Janeiro: Record, 2014.
HILST, Hilda. Fluxo-Floema - São Paulo: Perspectiva, 1970.
___________. Com meus olhos de cão e outras novelas. São Paulo: Brasiliense, 1986.
___________. A obscena sra. D. São Paulo: Globo, 2001.
___________. Tu não te moves de ti. São Paulo: Globo, 2004.
___________. Cascos e carícias. São Paulo: Nankin, 1998.
KIFFER, Ana. A perda de si: cartas de Antonin Artaud. Seleção, organização e prefácio: Ana Kiffer. Tradução Ana Kiffer e Mariana Patrício Fernandes. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
____________. Antonin Artaud. Rio de Janeiro: EdUerj, 2016.
____________. Limites da escrita ou como fazer da escrita uma plástica poética? In: Alea: Estudos Neolatinos. Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas/Faculdade de Letras - UFRJ. V.10, n.2. Rio de Janeiro: Revista Alea/UFRJ e 7Letras, 2008.
LAPOUJADE, David. Os movimentos aberrantes. São Paulo: n-1 edições, 2017.
MEYERHOLD, Vsevolod. Meyerhold. Org., introdução e trad. Béatrice Picon-Vallin. Arles: Actes Sud, 2005.
MORAES, Marcelo Jacques de. Christian Prigent por Marcelo Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: EdUerj, 2015.
NOVARINA, Valère. Diante da palavra. Tradução Angela Leite Lopes. Rio de Janeiro: 7Letras, 2003.
_________________. Carta aos atores e para Louis de Funès. Tradução Angela Leite Lopes. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005.
________________. Discurso aos animais. Tradução Angela Leite Lopes. Rio de Janeiro: 7Letras, 2007.
________________. O ateliê voador e Vocês que habitam o tempo. Tradução Angela Leite Lopes. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.
________________. O teatro dos ouvidos. Tradução Angela Leite Lopes. Rio de Janeiro: 7Letras, 2011.
________________. O avesso do espírito. Tradução Angela Leite Lopes. Rio de Janeiro: 7Letras, 2019.
________________. L’Act inconnu. Paris: P.O.L. éditeur, 2007 (Éditions Gallimard, 2009, pour la preface et le dossier).
________________. Le Vrai sang. Paris: P.O.L. éditeur, 2011.
________________. Teatre de dibuixos: 2587 personatges I / 311 definicions de Déu / Théâtre de dessins: 2587 personnages et 311 définittions de Dieu. Edicio catalã/francès / Editions catalan /français. Barcelona: Eumo Editorial, 2010.
PASSÔ, Grace. Vaga carne. Belo Horizonte: Javali, 2018.
____________. Marcha para Zenturo. Rio de Janeiro: Cobogó, 2012.
PELBART, Peter Pál. O avesso do niilismo. Cartografias do esgotamento. São Paulo: n-1 edições, 2016.
PRIGENT, Christian. Uma frase para minha mãe. Tradução de Marcelo Jacques de Moraes. Rio de Janeiro: 7Letras, 2019.
RIBEIRO, D. O que é lugar de fala? Belo Horizonte: Letramento: Justificando, 2017.
SAADI, Fátima. A configuração da cena moderna – Diderot e Lessing. Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2018.
SILVESTER, David. Entrevistas com Francis Bacon. A brutalidade dos fatos. Impresso na Itália. São Paulo: Cosac & Naify Edições, Reedição, 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License