RESENHA CRÍTICA: EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.40850Keywords:
Educação Intercultural, decolonialidade, formação de professores.Abstract
Neste livro se encontram subsídios para se discutir as diferenças culturais, étnicas, geracionais, de gênero, bem como as diferenças físicas e mentais, no âmbito da prática pedagógica e da formação de educadores. As dificuldades e possibilidades emergentes nas relações de saber e de poder nos processosde formação de educadores são discutidas, em vários artigos, sob a perspectiva crítica, inclusivae democrática. De modo particular, quatro artigos focalizamexperiências de formação de educadores realizadas pelo Núcleo “Mover” (UFSC/CNPq). Tanto as análises teóricas, quanto as de experiências de formação de educadores, propõema perspectiva intercultural crítica de desconstrução da matriz colonial,em buscade caminhos para a construção da cidadania, fundada no respeito, reciprocidade e convivência democrática entre todas as pessoase grupos socioculturais.
References
FLEURI, R.M. Conversidade: diálogo entre universidade e movimentos sociais. João Pessoa: Editora do CCTA, 2019.
FLEURI, R.M. Educação intercultural e formação de professores. João Pessoa: Editora do CCTA, 2018.
FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
FREIRE, P. Política e educação: ensaios. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License