É POSSÍVEL DECOLONIZAR A HISTÓRIA DA PEDAGOGIA? APRENDIZAGENS A PARTIR DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÅO MAIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.38668Keywords:
História da pedagogia, Maias, filosofia da educação, pensamento decolonial, Guatemala.Abstract
A adesão a uma abordagem intercultural crítica exige o questionamento da própria constituição da pedagogia que, como as outras ciências humanas e sociais, é um produto da modernidade-colonialidade. Em particular, o que é habitualmente transmitido como História da pedagógia não é um saber neutro, mas um saber excludente, que seleciona apenas algumas tradições de pensamento designadas como origem e fontes de legitimação da civilização ocidental. Neste artigo serão exploradas algumas dimensões da filosofia da educação maia, no interior de um discurso que entretece passado e presente, indo e vindo do tempo da pre-colonialidade ao largo tempo da decolonialidade que vivenciamos hoje. Em particular, será aprofundada a concepção da interdependência cósmica, geracional e entre as espécies, com o objetivo de ampliar os horizontes epistemológicos e teóricos em favor da vida.
References
ASTURIAS, M. Á. Uomini di mais. Milano: Rizzoli, 1968.
CASTRO-GÓMEZ, S. La hybris del punto cero: ciencia, raza e ilustración en la Nueva Granada (1750-1816), Bogotá: Editorial Pontificia UniversidadJaveriana, 2005.
COCHOY ALVA, M. F. RaxalajMayab’K’Aslemalil. Cosmovisión maya, plenitud de la vida. Ciudad de Guatemala: Programa de las Naciones Unidas para el Desarrollo, 2014.
COLOP, S. Popol Wuj. Ciudad de Guatemala: F&G editores, 2011.
CONTINI, M. Elogio dello scarto e della resistenza. Bologna: CLUEB, 2009.
DIOTIMA. Il cielo stellato dentro di noi. L’ordine simbolico della madre. Napoli: Liguori, 1992.
FRABBONI, F. Una scienza maggiorenne. In: FRABBONI, F.; Wallnöfer (orgs). La pedagogia tra sfide e utopie. Milano: Francoangeli, 2009, p. 15-35.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
MENCHÚ, R.; BURGOS, E. Mi chiamo RigobertaMenchú. Firenze-Milano: Giunti, 2006.
MIGNOLO, W. D. The geopolitics of knowledge and the colonial difference. South Atlantic Quarterly, 101.1, p. 57-96, 2002.
MURACA, M.; CIMA, R;. ALGA, L. Anatomia dos olhares na pesquisa científica. Em aberto, v. 27, n. 91, P. 111-122, 2014.
PRAETORIUS, I. Penelope a Davos. Idee femministe per un'economia globale. I quaderni di via dogana, Milano, 2011.
PROYECTO INTERDIOCESANO RECUPERACIÓN DE LA MEMORIA HISTÓRICA, Guatemala nunca mas. Ciudade de Guatemala: Oficina de Derechos Humanos del Arzobispado de Guatemala, 1998.
TODOROV, T. La conquista de la América. El problema del otro. Ciudade de Mexico: Siglo XXI editores, 1987.
TOMMASI, W. Il lavoro del servo. In: Diotima. Oltre l'uguaglianza. Le radici femminili dell'autorità. Napoli: Liguori, 1995.
WALSH, C. Sono possibili scienze sociali/culturali altre? Riflessioni sulle epistemologie decoloniali. In: ASCIONE, G. (org). America latina e modernità. L’opzione decoloniale: saggi scelti. Salerno: edizioni arcoiris, 2014.
WALSH, C.Interculturalidad y (de)colonialidad. Perspectivas críticas y políticas, trabalho apresentato aoXII Congreso ARIC-Associacion Internacional pour la Recherche Interculturelle, Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License