Desde Freire: cinquenta anos de Pedagogia do Oprimido e o feminismo no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.38026Keywords:
opressão, feminismo, libertaçãoAbstract
Esse artigo reúne uma síntese, de aspectos que as autoras já desenvolveram em outros textos, resultante de pesquisas, uma vez que ambas tem, ao longo dos anos, Paulo Freire como um referencial. Assim como traz resultados de estudos sobre as mulheres e seus movimentos, teóricos e práticos, de libertação, que foram ocorrendo através do processo histórico, tendo como recorte o Brasil. A perspectiva teórica adotada é a do materialismo histórico dialético, e o objetivo consiste em estabelecer relações entre a pedagogia do oprimido, de Paulo Freire, e a luta de libertação das mulheres. Atuar de forma articulada e coerente, nesta frente, demonstra uma compreensão profunda de que um novo Projeto de Sociedade requer homens e mulheres libertos de qualquer tipo de exploração, dominação, discriminação e de violência. Participar desta luta é o que nos faz sermos mulheres em processo de libertação porque descentradas, abertas e construtoras das possibilidades de instituição de um projeto de futuro para o Brasil e para a humanidade
References
ANDREOLA, Antonio Balduino. Interdisciplinaridade na obra de Freire: uma pedagogia da simbiogênese e da solidariedade. In: STRECK et all (Orgs). Paulo Freire: ética, utopia e educação. RJ: Vozes, 1999.
BEAUVOIR, Simone de.O segundo sexo . Tradução de Sérgio Milliet Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2002.
CASTRO, Amanda Motta. ; MACHADO, Rita de Cássia. Movimento Feminista no Brasil e América Latina: reflexões sobre educação e mulheres. contrapontos (online), v. 16, p. 22, 2016.
EGGERT, E. A graça do mundo do lado de baixo do equador. In. PEREIRA, Nancy; el alt. A graça do mundo transforma Deus. Porto Alegre: Metodista, 2006.
FARIA, N. Feminismo em movimento: temas e processos organizativos da Marcha Mundial das Mulheres no Fórum Social Mundial. Estudos Feministas, Florianópolis, UFSC. n. 11, p. 623-632, fev. 2003. Disponível em: . Acesso em: 1 jun. 2015.
FERRER, D.V. Buenos Aires: Espacio Editorial, 2011.
FIORI, Ernani Maria. Aprender a dizer a sua palavra. In FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 37. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. São Paulo: Olho d’Água, 1995.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a Liberdade e outros escritos. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 37. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.
HIERRO, Graciella. Ética de la Libertad. Cidade do México: Torres Asociados, 2007.
HUMM, Maggie. The dictionary of feminist theory. Columbus: Ohio State University Press, 1990.
HIRATA, Helena. Mundialização, divisão sexual do trabalho e movimentos feministas transnacionais. 2010. XI Conferencia Regional Sobre la Mujer de America Latina y El Caribe. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2014.
_________________.Empleo, responsabilidades familiares y obstáculos socio-culturales. In: América Latina en Movimiento: Feminismo Popular para Cambiar el Mundo. Quito: Alai, v. 489, n. 10, 2013. Mensal.
HUMM, Maggie. The dictionary of feminist theory. Columbus: Ohio State University Press, 1990.
KATZ, Claudio. Neoliberalismo, neodesenvolvimentismo, socialismo. SP: Expressão Popular, 2010.
LAGARDE, Marcela. Cautiverios de las mujeres: madresposas, monjas, putas, presas y locas. 4. ed. Ciudad del México, 2011.
LAMAS Marta. Cuerpo: diferencia sexual y género. Ciudade del Mexico: Taurus, 2002. UNAM, 2011.
LIMA. Venício. Para além da alfabetização: cultura do silêncio e os 50 anos da pedagogia do oprimido, Carta Maior, 2018. Disponível em < https://www.cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FPolitica%2FPara-alem-da-alfabetizacao-cultura-do-silencio-e-os-50-anos-da-pedagogia-do-oprimido%2F4%2F40403#.WwsfPtgZG6c.facebook>. Acesso em 28.05.2018
MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES (São Paulo). Caderno 9° Encontro Internacional da Marcha Mundial das Mulheres. 2006. Disponível em: /. Acesso em: 05 jun. 2015.
NUSSBAUM M. Las Mujeres y el desarrollo humano. Barcelona: Herder, 2002.
PAIXÃO, M.; EGGERT, E. A retomada do conceito de opressão por meio dos cativeiros das mulheres de Marcela Lagarde: questões para debate. Labrys (Edição em Português. On-line), 2012.
PALUDO, Conceição. Manipulação. In STRECK, D. R.; REDIN, E.; SITKOSKI, J. J. (Org.). Dicionário Paulo Freire. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010a.
PALUDO, Conceição. Movimentos sociais e Educação Popular: atualidade do legado de Paulo Freire. In: STRECK; GHIGGI:SILVEIRA:PITANO (Org.). Leituras de Paulo Freire: contribuições para o debate pedagógico contemporâneo. Brasília: Oikos, 2010b.
SAFFIOTI, Heleieth. Gênero e patriarcado. In.: VENTURI, Gustavo; RECAMÁN, Marisol; OLIVEIRA, Suely de. A mulher brasileira nos espaços públicos e privados. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004.
WALKER, Rebecca. Becoming the Third Wave. 1992.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License