A justificativa da Pedagogia do oprimido 50 anos depois: elementos para uma necessária reflexão ontológica
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.38025Keywords:
ontologia do oprimido, descolonialidade, marxismoAbstract
Este artigo tem como objetivo trazer contribuições para uma reflexão ontológica necessária aos educadores populares de nosso tempo. Será analisado o primeiro capítulo da Pedagogia do oprimido, intitulado “Justificativa da Pedagogia do oprimido”. Utilizando matrizes marxistas e decoloniais, são abordados os seguintes pontos: o contexto em que se insere a Pedagogia do oprimido, determinante para seu caráter decolonial e marxista; o conceito de “duração” da dialeticidade permanência-mudança, fundamentação necessária à discussão ontológica proposta; e à guisa de conclusão, uma breve reflexão sobre a atualidade da justificativa da Pedagogia do oprimido, que se mostra como obra indispensável à formação da identidade do educador popular.References
BUARQUE, Sérgio. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
CALDART, R. O MST e a formação dos Sem Terra: o movimento social como princípio educativo. In: Gentili, P. & Frigotto, G. (orgs.) A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. Buenos Aires: CLACSO, 2000.
CHABALGOITY, D. Ontologia do oprimido: construção do pensamento filosófico em Paulo Freire. Jundiaí: Paco Editorial, 2015.
CHEMANE, O. D. Paulo Freire, colonialismo, libertação e educação na África e Moçambique. Tese de doutoramento. Niterói: Universidade Federal Fluminente, 2017.
FAORO, R. Os donos do poder. Porto Alegre: Globo, 1984.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1992.
____________. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
_________. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 9ª ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2001.
_________. Pedagogia do oprimido. 47ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
_________. Pedagogia do compromisso: América Latina e educação popular. Indaiatuba, SP:
Villa das letras, 2008.
FREIRE, P. & GUIMARÃES, S. Aprendendo com a própria história. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREYRE, G. Casa-grande e senzala. Lisboa: Livros do Brasil, 1957.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: volume 1: introdução ao estudo da filosofia: a filosofia de Benedetto Croce. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
GUERREIRO RAMOS, A. A redução sociológica. 3ª ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 1996.
LANDER, E. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, E. (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: Perspectivas latino-americanas Buenos Aires: CLACSO, 2005.
MEMMI, A. (1957) Retrato do colonizado precedido do retrato do colonizador. Rio de janeiro: Civilização brasileira, 2007.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das letras, 1995.
SEMERARO, G. Libertação e hegemonia: realizar a América Latina pelos movimentos populares. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2009.
SOUZA, J. A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. Rio de Janeiro: Leya, 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License