CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO FEMINISTA PARA UMA EXPLICAÇÃO LOCALIZADA DA EDUCAÇÃO E DA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29532Keywords:
Feminismo, Educação, AprendizagemAbstract
O artigo parte de algumas questões que emergiram na experiência recente das ocupações dos estudantes secundaristas no Brasil, conforme depoimentos de estudantes de São Paulo e do Rio de Janeiro. Reconhecendo o protagonismo das mulheres nesse movimento, são articuladas contribuições de autoras feministas para o desafio de pensar práticas educacionais e explicações da aprendizagem que estejam atentas ao problema da convivência, tão bem enunciado pelos estudantes. Aborda perspectivas críticas a teorias clássicas da psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem, com o objetivo de produzir outras explicações para o processo educacional, que considerem seu caráter localizado, no sentido proposto para esse termo por Donna Haraway. Para isso, propõe o deslocamento de concepções de sujeito e política pautadas por uma racionalidade masculina, autônoma, abstrata e impessoal.
References
ANTUNES, M. A. M. Psicologia escolar e educacional: História, compromissos e perspectivas. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 12, n. 2, p. 469-475, 2008.
ARALDI, E. Das escolas e escolhas teóricas às políticas cognitivas: legitimando a experiência e a contingência na colocação do problema do conhecer e do conhecimento psi. Dissertação de Mestrado. Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, 2012.
ARALDI, E.; MARASCHIN, C. & DIEHL, R. Por um modo mais incorporado de explicar o fazer do Psicólogo. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 34, n. 2, p. 420-443, 2014.
BENJAMIN, J. The decline of the Oedipus Complex. In: BROUGHTON, J.M. (Ed.), Critical Theories of Psychological Development, p. 211-244. Nova York: Plenum Press, 1987.
BURMAN, E. Discourses of the child. In: Deconstructing Developmental Psychology, p. 67-84. Londres: Routledge, 2008.
CAMPOS, A.J.M.; MEDEIROS, J. & RIBEIRO, M.M. Escolas de luta. São Paulo: Veneta, 2016.
HARAWAY, D. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos Pagu, v. 5, p.07-41, 1995.
HARDING, S. A instabilidade das categorias analíticas na teoria feminista. Revista de Estudos Feministas, v. 1, n. 1, p. 7-31, 1993.
MATTOS, A. Da criança da psicologia do desenvolvimento ao cidadão da política liberal. Em: MATTOS, A., Liberdade, um problema do nosso tempo: os sentidos de liberdade para os jovens no contemporâneo, p. 77-127. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.
MATTOS ET AL. O cuidado na relação professor-aluno e sua potencialidade política. Estudos de Psicologia, v. 18, n.2, p.369-377, abr./jun., 2013.
MATTOS, A. & BERTOL, C. Oficinas de sexualidade nas escolas: saberes, corpo e diversidade. In: MARTINS ET AL., Intersecções em Psicologia Social: raça/etnia, gênero, sexualidades, p. 130-150. Florianópolis: ABRAPSO, 2015.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar. Histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2000.
PATTO, M.H.S. De gestores e cães de guarda: sobre psicologia e violência. Temas em Psicologia, v. 17, n. 2, p. 405-415, 2009
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License