GÊNERO, MÍDIA E EDUCAÇÃO: DIÁLOGOS NA INFÂNCIA E NA PRÉ-ADOLESCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29529Keywords:
Gênero, Mídia, Educação, Infância, Pré-AdolescênciaAbstract
Neste artigo, refletimos sobre a utilização de produtos midiáticos como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero com crianças e pré-adolescentes, a partir dos resultados de atividades realizadas em escolas públicas de São Paulo. As intervenções foram formuladas e realizadas pelo grupo E.M.M.A. (Estudos sobre a Mulher e as Minorias na Arte-Ciência), do projeto Banca da Ciência. Após reflexões teóricas e intervenções, pudemos concluir que, é possível utilizar produtos midiáticos como porta de entrada para o diálogo sobre relações de gênero e que, a partir das representações das identidades femininas que estão presentes nessas mídias, é possível discutir diversos temas relacionados à questão do sexo, do gênero, da orientação sexual e das identidades de forma didática e lúdica.
References
ARGÜELLO, Z. E. A. Dialogando com as crianças sobre gênero através da Literatura Infantil. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
BRAIDO, E. A joaninha diferente. Col. Zum Zum. São Paulo, 2008.
BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES (Snow White and the Seven Dwarfs). Direção: David Hand, William Cottrell, Wilfred Jackson, Larry Morey, Perce Pearce e Ben Sharpsteen. Produção: Walt Disney. Estados Unidos: Walt Disney, 1937. DVD 83 min. Son. Color.
CARVALHO, A. M. P. (org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
CASTRO, L. R. (org.). Infância e Adolescência na Cultura do Consumo. Rio de Janeiro: Editora Nau, 1998.
COCA, A. A Reflection on the Development of Gender Construction in Classic Disney Films. Amsterdam Social Science, 2000. Disponível em: Acesso em: 2014-12-10.
COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COOK, D. T.; KAISER, S. B. Betwixt and Be Tween: age ambiguity and the sexualization of the female consuming. Journal of Consumer Culture, vol. 4(2). Disponível em:. Acesso em 2015-03-10.
DRISCOLL, C. Girls: feminine adolescence in popular culture and cultural theory. New York: Columbia University Press, 2002.
FARIA, A. L. G. FINCO, D. (org.). Sociologia da Infância no Brasil. Campinas, São Paulo: Autores associados, 2011.
FINCO, D. Educação Infantil, espaços de confronto e convívio com as diferenças: análise de interações entre professoras e meninas e meninos que transgridem as fronteiras de gênero. 2010. (Tese) Doutorado. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.
FISCHER, R. M. B. Mídia e educação: em cena, modos de existência jovem. Revista Educar. Curitiba, n° 26, p. 17-38, 2005. Disponível em: . Acesso em: 2015-01-30.
GAUNTLETT, D. Media, Gender and Identity: an introduction. London: Routledge, 2008.
GILL, R. Postfeminist media culture: elements of a sensibility. European Journal of Cultural Studies, 10 (2). pp. 147-166, 2007. Disponível em: . Acesso em: 2015-07-21.
GUIZZO, B. S. “Aquele negrão me chamou de leitão!”: representações e práticas corporais do embelezamento na Educação Infantil. 2011. (Tese) Doutorado. Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
GUIZZO, B. S.; BECK, D. Q.; FELIPE, J. Infâncias, gênero e sexualidade: articulações possíveis. In. Infâncias, gênero e sexualidade: nas tramas da cultura e da educação. Canoas: ULBRA, 2013.
HARRIS, A. Future Girl: Young Women in the Twenty-First Century. New York: Routledge, 2004.
KELLNER, D. A cultura de mídia - estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP: Edusc, 2001.
KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento: perspectivas atuais. Belo Horizonte, novembro de 2010.
LOURO, G. L. O cinema como pedagogia. In: LOPES, Eliane M. T.; FARIA FILHO, Luciano M e VEIGA, Cynthia G. 500 anos de educação no Brasil. Autêntica: Belo Horizonte, 2011, p. 423-446.
MAZZARELLA, S. R. Por que todos estão sempre perseguindo os jovens? O pânico moral em relação aos jovens, à mídia e à cultura. In: MAZZARELLA, Sharon R. (org.). Os Jovens e a mídia. Porto Alegre: Artmed, 2009, p 66-85.
RIBEIRO, J. S. B. Brincadeiras de meninas e de meninos: socialização, sexualidade e gênero entre crianças e a construção social das diferenças. Cadernos Pagu (26), janeiro-junho de 2006: pp. 145-168.
ONCE UPON A TIME. Episódio 03: Snow Falls. In: Primeira Temporada. Criadores: Edward Kitsis e Adam Horowitz. Produção: ABC Studios. Estados Unidos: ABC Studios, 2012. DVD 947 min. Son. Color.
SCHÉRER, R. Infantis: Charles Fourier e a infância para além das crianças. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Porto Alegre, vol. 20, nº 2, jul./dez., 1995, pp. 71-99.
STEINBERG, S. R.; KINCHELOE, J. L. A construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
TICKLE, J.; FINN, I. A joaninha muito preguiçosa. 1ª ed. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010.
TOMAZ, R. A invenção dos tweens: juventude, cultura e mídia. INTERCOM - RBCC. São Paulo, v. 37, n° 2, p. 177-202, jul./dez., 2014. Disponível em: . Acesso em: 2015-10-10.
VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. 7ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
VIZACHRI, T. R. Animais-humanos ou humanos-animais? Um estudo sobre a representação dos animais antropomorfizados nos filmes de animação. Dissertação de mestrado pela EACH/USP. São Paulo, 2014.
ZANON, D. A. V. e FREITAS, D. A aula de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental: ações que favorecem a sua aprendizagem. Ciências & Cognição, 2007; Vol. 10: 93-103.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License