SEXOPOLITICA, ESCOLAS E PSICOLOGIA: PELA PRODUCAO DE NARRATIVAS QUE ASSOMBREM
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2017.29525Keywords:
Sexopolitica, Infância, Narrativa.Abstract
O artigo apresenta uma defesa do estatuto político da experiência da infância, relacionando-o com o conceito de sexo política proposto por Paul Beatriz Preciado, no esforço de legitimar práticas de produção de narrativas que não acatem o silenciamento de experiências dissidentes. No artigo, procura-se defender uma posição contemporânea da Psicologia em contextos educacionais em que os temas do gênero e da sexualidade se apresentam como determinantes na definição da experiência da infância e da juventude. Trata-se de artigo que não apenas caracteriza um determinado campo conceitual, como também se articula de forma propositiva.
References
AGAMBEN, G. Profanacoes. SP: Boitempo, 2007.
ANDRADE, L.N. de. Travesti: ser doutora e educadora e possível. In: BENTO,B; FELIX-SILVA, A.V. (Org.). Desfazendo gênero : subjetividade, cidadania, transfeminismo. Natal: EDUFRN, 2015, p. 53-83.
BENJAMIN, W. Reflexoes sobre a criança, o brinquedo e a educação. SP: Duas Cidades, Ed.34, 2002.
BENJAMIN, W. Rua de mao única: Infancia Berlinense:1900. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2013.
BENJAMIN, W. A hora das crianças: narrativas radiofônicas . Rio de Janeiro: Nau Editora. 2015.
BUTLER, J. Relatar a si mesmo: critica da violência ética. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2015.
CORNEJO,G. La guerra declarada contra el nino afeminado: una autoetnografia “queer”. Iconos, Quito, n.39, jan.2011. Disponivel em:http://dx.doi.org/10.17141/iconos.39.2011.747. Acesso em: 30 abr.2017.
FOUCAULT, M. A historia da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edicoes Graal, 1997.
GAGNEBIN, J.M. Historia e Narracao em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 1994.
PELBART,P.P. Experiencia e sujeito. In: MUCHAIL, S.M.;FONSECA,M.A. da;VEIGA-NETO,A. (Org.). O mesmo e o outro: 50 anos de Historia da Loucura. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2013. p.45-57.
PRECIADO, B. Multidões queer: notas para uma política dos "anormais". Rev. Estud. Fem., Florianópolis , v. 19, n. 1, p. 11-20, abr. 2011 . Disponível em . acessos em 30.abr. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-026X2011000100002.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License