ROTEIROS DE OBSERVAÇÃO: UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DE GESTORES EDUCACIONAIS NO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.24884Keywords:
Pedagogia, Formação de gestores, Estágio supervisionado.Abstract
DOI: 10.12957/riae.2016.24884
Neste artigo procuro apresentar a proposta didático-pedagógica da disciplina Prática em Política e Administração Educacional e, ao narrá-la, refletir e problematizar sobre seus supostos, intencionalidades, acertos e dificuldades, nas condições institucionais e curriculares do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, frente aos desafios que enfrenta a gestão educacional atual. Para isso, num primeiro momento, busco contextualizar a minha ação docente não apenas nesses desafios, mas procuro entender como as demandas por eles gerados se inserem numa perspectiva histórica. A seguir, no meu papel de docente, descrevo narrativamente a situação e os desdobramentos da proposta dessa disciplina, buscando tensioná-la em função autoavaliativa e prospectiva.
References
BRASIL. Lei nº 9394. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília. 20 dez. 1996.
BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Ed. Câmara, 2014.
CALIXTO, E.A. A construção do conhecimento sobre a formação do administrador escolar: uma análise a partir das publicações nacionais. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista - UNESP, São Paulo, 2010, 133 f. Disponível em: <http://repositorio.unesp.br/handle/11449/96311>. Acesso em: 08 nov. 2015.
CARVALHO, E. J. Reestruturação Produtiva, Reforma Administrativa do Estado e Gestão da Educação. Educação e Sociedade, v.30, n.109, p. 1139-1166, set.-dec. 2009.
COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S.L. Relationships of Knowledge and Practice: teacher learning in communities. In: Review of Researchs in Education, USA, 24, 1999.
CRUZ, G.B. Curso de Pedagogia no Brasil: história e formação com pedagogos primordiais. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.
FIGARI, G. Para uma referencialização das práticas de avaliação dos estabelecimentos de ensino. In: Estrela, A.; Nóvoa, A. (Orgs.). Avaliações em Educação: novas perspectivas. Porto Editora: Porto, Portugal. 1999.
FRANCO, M.A.S.; Libâneo, J.C.; Pimenta, S.G. Elementos para a formulação de Diretrizes Curriculares para Cursos de Pedagogia. In: Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130, jan./abr. 2007.
LIBÂNEO, J.C.; PIMENTA, C.G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança. In: Educação & Sociedade, ano XX, n.68, Dez/1999.
MARQUES, F.P.J.A. O problema da participação política no modelo deliberativo de democracia. In: Revista Sociol. Polit., Curitiba, vol. 20, nº 41, p. 21-35, fev. 2012. Disponível em: http://revistas.ufpr.br/rsp/article/view/31768. Acesso em 15/08/2014.
MATHEUSSI, E.M. e FILIPAK, S.T. O curso de Pedagogia no Brasil e sua Normatização. Disponível em: <http://www.portalanpedsul.com.br/admin/uploads/2004/Poster/Poster/06_21_33_O_CURSO_DE_PEDAGOGIA_NO_BRASIL_E_A_SUA_NORMATIZACAO.pdf>. Acesso em 16 jun. 2016.
OLIVEIRA, F.L. Diferenciais do PIBID UFRJ Pedagogia na docência de dois professores da educação básica. Monografia apresentada em 2015. Faculdade de Educação, UFRJ.
PAULA, A.P. Administração Pública Brasileira entre o Gerencialismo e a Gestão Social. In: Rev. ERA, V. 45, Nº1. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v45n1/v45n1a05.pdf>. Acesso em 15 ago. 2014.
SARMENTO, M.J. Quotidianos densos. A pesquisa sociológica dos contextos de acção educativa. In: GARCIA, R.L. (Org.). São Paulo: Cortez, 2003.
SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. In: Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 130. Jan/abril 2007.
WERLE, F.O.C. Formação do Administrador da Educação no Brasil: uma tentativa de periodização. In: Cad. Pesq. São Paulo, n. 82, agosto/1992.
ZACCUR, E. Por que não uma epistemologia da linguagem? In: GARCIA, R.L. (Org.). Op. cit. 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License