RETALHOS ALINHAVADOS NO PERCURSO DE VIDA E FORMAÇÃO E AS IMPLICAÇÕES NA IDENTIDADE DE UMA PROFESSORA QUE FORMA PROFESSORES/AS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2022.70995Keywords:
Formação de professores, Fazer docente, Processos formativos, Identidade docente, ExperiênciaAbstract
A entrevista é um diálogo que se propõe a abordar a temática da Formação de Professores/as no Brasil, mas especificamente no espaço formativo da Faculdade de Formação de Professores da UERJ em São Gonçalo e as implicações no fazer docente, alicerçada na reconstrução e ressignificação dos retalhos alinhavados ao longo do percurso de vida e formação da Professora Doutora Helena Amaral da Fontoura que há 53 anos tem se dedicado a formar não só professores/as, mas pessoas, compreendendo a multidimensionalidade e a complexidade dos processos formativos e do papel docente. Professora Helena tem grande experiência na área de Educação, com destaque na Formação de Professores/as, atuando especialmente nas temáticas de inserção profissional docente, estágio supervisionado, estudo de egressos e pesquisa qualitativa. Entende a experiência à luz de Josso (2010) e do eu que desabrocha mediante o movimento de reflexão crítica que possibilita ao sujeito descoser fios do passado e tecer laços futuros da sua existência humana. A metodologia da entrevista foi pautada na pesquisa narrativa que constitui uma relação afetiva com a formação. Desta forma, foi possível repensar a trajetória de vida e formação, a reflexão das práticas e atuação docente em um movimento de transformação que foram entrelaçadas nas dimensões sensíveis, afetivas e conscienciais do ser sujeito formador/a.References
DAY, Christopher. Desenvolvimento profissional de professores: os desafios da aprendizagem permanente. Porto Editora: Portugal, 2001.
FERNANDÉZ, Alicia. O saber em jogo: a psicopedagogia possibilitando autorias de pensamento. Porto Alegre: Editora ARTMED, 2001.
FREIRE, Paulo, 1921-1997. 29ª ed. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido / Paulo Freire: prefácio de Leonardo Boff; notas de Ana Maria Araújo Freire. - 29ª ed. São Paulo / Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p.31-61.
JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio, Júlia Ferreira; revisão científica Maria da Conceição Passeggi, Marie Christine Josso. 2.ed. re. e ampl. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. (Coleção Pesquisa (auto)biográfica & Educação. Série Clássicos da Histórias de Vida)
MORIN, Edgar. Educar na Era Planetária – o pensamento complexo como método de aprendizagem pelo erro e incerteza humana/elaborado para a UNESCO por Edgar Morin, Emílio Roger Ciurana; Raúl Domingo Motta. 2. ed. Tradução Sandra Trabucco Valenzuela. Revisão técnica da tradução Edgard de Assis Carvalho. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2007.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina; 2006.
NÓVOA, António. Profissão Professor. Porto: Porto Editora. 1991.
NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional / Maurice Tardif. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
ZEICHNER, K. M. Uma agenda de pesquisa para a formação docente. Revista Brasileira de pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 13-40, ago./dez. 2009. Disponível em http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License