Amizade, pedagogia e neoliberalismo: a veridicção neoliberal e suas ressonâncias em uma amizade pedagogizada
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.54584Keywords:
Amizade, Educação, Neoliberalismo, PedagogiaAbstract
Neste artigo partimos de dois pontos na relação moderna entre infância e educação para pensar amizade, pedagogia e neoliberalismo. De um lado, o “governo da infância” e suas relações com as práticas pedagógicas sobre indivíduos e populações que, após a segunda guerra, desdobram-se em práticas pedagógicas avaliadas a partir de uma “veridicção neoliberal”. De outro lado, temos a emergência de uma amizade entre crianças e a transformação de sua relação com o campo pedagógico: a amizade infantil passa de desencadeadora de problemas a ferramenta pedagógica. A partir disto, mostramos as ressonâncias dessa veridicção neoliberal nessa amizade pedagogizada, lançando mão, sobretudo, de pesquisas na área de educação, infância, neoliberalismo e amizade.
References
ARENDT, Hannah. Between Past and Future: eight execises in political thought. New York/US: Penguin Books, 2006.
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
ARISTÓTELES. The Nicomachean Ethics. London: William Heinemann Ltd., 1934
AUGSBURGER, Luiz Guilherme. Que pode a amizade?: movimentos cartográficos e educação em terras de clausura. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.
AYMARD, Maurice. Amizade e convivialidade. In: CHARTIER, Roger (org.). História da
vida privada, 3: da Renascença ao Século das Luzes. Tradução de Hildegar Feist. São Paulo:
Companhia das Letras, 2009. p.439-81.
BALL, Stephen. J. Profissionalismo, Gerencialismo. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação e realidade, v. 35, n. 2, 2010, p. 37-55.
BARON, Gerald R. Friendship marketing: growing your business by cultivating strategic relationships. Grant Pass, OR: The Oasis Press/PSI Research, 1997.
BELTRÃO, Ierecê Rego. Corpos dóceis, mentes vazias, corações frios. Didática: o discurso científico do disciplinamento. São Paulo: Imaginário, 2000.
BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Infância e maquinarias. 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, 2001.
BUJES, Maria Isabel Edelweiss. A invenção do eu infantil: dispositivos pedagógicos em ação. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 21, p. 17-39, dez. 2002. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000300003&lng=en&nrm=iso. Acesso em 20 jun. 2019.
BUJES, Maria Isabel Edelweiss. Artes de governar a infância: linguagem e naturalização da criança na abordagem de educação infantil da Reggio Emília. Educ. rev., Belo Horizonte, n. 48, p. 101-123, dez. 2008. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982008000200006&lng=en&nrm=iso. Acesso em 20 jun. 2019.
CORRÊA, Mirele. O que pode um corpo na escola? Uma cartografia das potencialidades do corpo em espaço de escolarização. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências de Educação, Artes e Letras, Universidade Regional de Blumenau, SC, 2017.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. La nouvelle raison du monde: Essai sur la société néolibérale. Paris: La Découverte, 2009.
FADERMAN, Lilian. Surpassing the love of men: Romantic Friendship and Love Between Women from the Renaissance to the Present. New York, United States: Perennial, 2001.
FOUCAULT, Michel. Surveiller et punir. Paris: Éditions Gallimard, 1975.
FOUCAULT, Michel. Histoire de la sexualité 1: la volonté de savoir. Paris: Éditions Gallimard, 1976.
FOUCAULT, Michel. Les Anormaux: cours au Collège de France (1974-1975). Paris: Éditions Gallimard; Éditions Seuil, 1999.
FOUCAULT, Michel. Sécurité, territoire, population: cours au Collège de France (1977-1978). Paris: Éditions Gallimard; Éditions Seuil, 2004a.
FOUCAULT, Michel. La naissance de la biopolitique: cours au Collège de France (1978-1979). Paris: Éditions Gallimard; Éditions Seuil, 2004b.
FRAISSE, Jean-Claude. Philia : la notion d’amitié dans la philosophie antique. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 2016.
GADELHA, Sylvio de Souza. Governamentalidade neoliberal e instituição de uma infância empreendedora. In. KOHAN, Walter Omar. Devir-criança da filosofia: infância da educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. p. 123-138.
GADELHA, Sylvio de Souza. Empresariamento da sociedade e governo da infância pobre. In. RESENDE, Haroldo (org.). Michel Foucault: o governo das infâncias. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015. p. 345-366.
HARTUP, Willard W.; MOORE, Shirley G. Early Peer Relations: Developmental
Significance and Prognostic Implications. Early Childhood Research Quarterly, n. 5, p. 1-17, mar. 1990.
HARTUP, Willard W. Having friends, making friends and keeping friends: Relationships as Educational Contexts. ERIC Digest, [s. l.], 1992. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED345854. Acesso em: 05 abr. 2018.
HEYWOOD, Colin. Uma história da infância: Da Idade Média à Época Contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004
KATZ, Lilian G.; MCCLELLAN, Diane E. The teacher's role in the social development of young children. Urbana, IL: ERIC/EECE, 1991.
KOHAN, Walter Omar. Infância: Entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2005.
KONSTAN, David. Friendship in the classical world. New York, United States: Cambridge University Press, 1997.
LADD, Gary W. Having Friends, Keeping Friends, Making Friends and Being Liked by
Peers in the Classroom: Predictors of Children's Early School Adjustment?. Child
Development, n. 61, p. 1081-110, aug., 1990.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
LARROSA, Jorge. Esperando não se sabe o quê: sobre o ofício de professor. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.
LES QUATRE Cents Coups. Direção: François Truffaut. Produção: Les Films du Carrosse;
SEDIF Productions. France, 1959. 99 min. Son., P/B
LOPONTE, Luciana Gruppelli. Amizades: o doce sabor dos outros na docência. Cad. Pesqui., São Paulo, v.39, n.138, p.919-938, dez. 2009.
LOS OLVIDADOS. Direção: Luis Buñuel. Produção: Óscar Dancigers; Sergio Kogan; Jaime A. Menasce. Mexico, 1950. 88 min. Son., P/B.
LUQUE PARRA, Diego Jesús; LUQUE ROJAS, María Jesús. Relaciones de amistad y solidaridad en el aula: Un acercamiento psicoeducativo a la discapacidad en un marco inclusivo. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v.20, n.65, p.369-392, jun. 2015.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Defensa de la Escula: una cuestión pública. Buenos Aires: Miño y Dávila Editores, 2014.
MIZOGUCHI, Daniel Hausen. Amizades contemporâneas: inconclusas modulações de nós. Porto Alegre: Sulina; Editora da UFRGS, 2016.
MUÑOZ, Nuria Malajovich. Do amor à amizade na psicose: contribuições da psicanálise ao campo da saúde mental. Rev. latinoam. psicopatol. fundam., São Paulo, v.13, n.1, p. 87-101, mar. 2010.
NARODOWSKI, Mariano. Infância e Poder: a conformação da Pedagogia Moderna. Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2001.
Ó, Jorge Ramos do. O governo de si mesmo: modernidade pedagógica e encenações disciplinares do aluno liceal (último quartel do século XIX - meados do século XX). Lisboa: Educa, 2003.
ORTEGA, Francisco. Genealogias da amizade. Rio de Janeiro: Iluminuras, 2002.
PLATÃO. Lysis; Symposium; Gorgias. London: Harvard University Press: 1925.
RESENDE, Haroldo (org.). Michel Foucault: o governo das infâncias. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015. p. 259-280.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. La nouvelle Héloïse. Paris: Librairie de Firmin Didot Frères, 1843.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Émile, ou de l’éducation. Paris: Éditions Flammarion, 1966.
SAMPAIO, Helena Almeida e Silva. Olhei uma infância a desabar sobre uma criança:
fotografei o sobre. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências de Educação, Artes e Letras, Universidade Regional de Blumenau, SC, 2019.
SCHÉRER, René. Enfantines. Paris: Economica, 2002.
SCHÉRER, René. Émile perverti: ou des rapportes entre l’éducation et la sexualité. Paris: Éditions du Rocher, 2006.
SOUZA, Eloisio Moulin de; GARCIA, Agnaldo. Amigos, amigos: negócios à parte? Revista de Administração, [S.I.], v. 43, n. 3, p. 238-249, Sep. 2008.
SOUZA, Luciana Karine de; SEDIYAMA, Cristina Yumi Nogueira. Amizades internacionais: panorama da literatura empírica e um estudo descritivo. Barbaroi, Santa Cruz do Sul, n.36, p.6-28, jun. 2012.
VESENTINI, J. William; MARTINS, Dora; PÉCORA, Marlene. Ápis: história. São Paulo: Ática, 2011.
ZÉRO de conduite : Jeunes diables au collège. Direção: Jean Vigo. Produção: Jean Vigo. France, 1933. 42 min. Son., P/B.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License