A SOLIDÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORAS DE BEBÊS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.46690Palavras-chave:
Professoras. Bebês. Solidão. Docência. Educação Infantil.Resumo
com a intenção de refletir sobre uma temática crescente no âmbito da docência em Educação Infantil, este artigo discute a solidão profissional vivida por professoras de bebês, a partir dos resultados de uma pesquisa sobre currículos praticados com bebês. A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, ouviu seis professoras que exerciam a docência com bebês na rede municipal de ensino de uma cidade brasileira. As narrativas de cada docente foram escutadas em encontros denominados Tertúlias Narrativas. O que é vivido no cotidiano de cada Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) é ressonância da qualidade e do alcance das políticas públicas destinadas à Educação Infantil, em nível nacional e local. Concluiu-se que a solidão profissional de professoras de bebês possui interfaces com as políticas públicas impregnadas da lógica produtivista-mercantil e de mercado.
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