AVENTURAS (DES)FORMATIVAS NO AGENCIAMENTO DANÇARINO-CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.46224Keywords:
Dança, Criança, Formação.Abstract
O texto problematiza os processos formativos na trajetória da Cia de Dança Teatro Xirê, que emergem da experiência de corpos postos em contato (de dançarinos e de crianças) mediados por uma linguagem que encontra na dança contemporânea sua possibilidade de existência. Tomando a ideia de vazio como categoria de experiência, o texto estabelece relações entre a ideia de vazio-pleno, proposta por Lygia Clark em sua obra, e a ideia de vazio encontrada num corpo feito “saco plástico” na obra “Dingling”, criada pela Cia Xirê para crianças de 2 a 6 anos, evidenciando o projeto político (des)formativo presente na (des)pretensiosa tarefa de dançar para crianças quase bebês.
References
BARDET, Marie. A Filosofia da Dança: um encontro entre Dança e Filosofia. São Paulo, Martins Fontes: 2014.
ELIAS, Andrea Nascimento. Fio de Ariadne: caminho para a construção de uma dramaturgia corporal a partir do espetáculo Cnossos. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro, Unirio: 2008.
FOUCAULT, Michel. “A ética do cuidado de si como prática de liberdade”. Em: Ditos e Escritos V – Ética, Sexualidade, Política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
GODARD, Hubert e KUYPERS, Patricia. Buracos negros - uma entrevista com Hubert Godard. Rio de Janeiro, O Percevejoonline, Dossiê Corpo Cênico, vol. 2, nº 2, PPGAC/UNIRIO, 2010 [2006].
IKEOKA, Tânia Tiemi. Travessias ético-políticas: estudos em atuação com a Cia de Dança Teatro Xirê, com a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e com o Grupo de Estudo Contorno de Ações. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: Unirio, Programa de Pós graduação em Artes Cênicas, 2016.
LARROSA, Jorge. Tremores: Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica,
LIMA, Carla Andrea. Da Questão do Corpo ao Corpo em Questão in “O Percevejo Online”. Vol. 06 | Número 01 | Janeiro-Junho/2014 | p. 152-165
Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/4867/4425
MÉSZAROS, István. A Educação para Além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
PÉLBART, Peter Pal. Biopolítica. Sala Preta – Revista PPGAC Usp, v. 7: 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57320/60302
ROLNIK, Sueli. Arte Cura? Disponível em: http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Hibrido.pdf
ROLNIK, Sueli. Geopolítica da Cafetinagem. Disponível em: http://eipcp.net/transversal/1106/rolnik/pt
ROLNIK, Sueli. Molda-se uma alma contemporânea: o vazio-pleno de Lygia Clark. Em The Experimental Exercise of Freedom: Lygia Clark, Gego, Mathias Goeritz, Hélio Oiticica and Mira Schendel, The Museum of Contemporary Art, Los Angeles, 1999. Disponível em: http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/Molda.pdf
SAFTLE, Vladimir. O Circuito dos Afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo. Belo Horizonte, Autêntica: 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License