CONSTRUÇÃO DE SUJEITOS CORPORAIS E PRÁTICAS ANTIRRACISTAS NA ESCOLA LIVRE DE DANÇA DA MARÉ
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2020.45780Keywords:
Dança, Corpo, Racismo, Educação.Abstract
Este artigo busca refletir sobre a constituição de sujeitos corporais a partir de relatos de um professor e de estudantes da Escola Livre de Dança da Maré — ELDM sobre suas interações com as forças de segurança pública do Estado. Apoia-se nos pressupostos de Kilomba (2019) e de Fanon (2008) para o reconhecimento das marcas infligidas pelo racismo cotidiano na formação do esquema corporal de indivíduos negros no território da Maré, no Rio de Janeiro. Constata-se que a criação de espaços para a reflexão sobre questões como o racismo e a violência, nos processos pedagógicos da ELDM, têm sido estratégias efetivas de educação antirracista para a formação corporal de indivíduos mais conscientes e críticos em relação às questões raciais e sociais às quais estão submetidos.
References
Boletim Direito à Segurança Pública na Maré. Redes de Desenvolvimento da Maré. Disponível em <http://redesdamare.org.br/media/downloads/arquivos/BoletimSegPublica2018.final.pdf>. Acesso em: 13 jul. 2019.
CAVALLEIRO, E. Discriminação racial e pluralismo em escolas públicas da cidade de São Paulo. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE (SECAD). Educação anti-racista: caminhos abertos pela lei federal nº 10.639/03. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (MEC-SECAD), 2005. p. 65-104. Disponível em: <http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/bib_volume2_educacao_anti_racista_caminhos_abertos_pela_lei_federal_10639_2003.pdf>. Acesso em: 2 out. 2019.
FANON, F. Pele negra, máscaras brancas.Trad. Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
JUNIOR, W. E. F.Educação anti-racista: reflexões e contribuições possíveis do ensino de ciências e de alguns pensadores. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132008000300003>. Acesso em: 2 out. 2019.
KILOMBA, G. Memórias da plantação – episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
GOMES, N.L.; SILVA, P.B.G.(orgs.) Experiências étnico-culturais para a formação de professores. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. (Coleção Cultura Negra e Identidades.)
PAREYSON, L. Os problemas da estética. Trad. Maria Helena Nery Garcez. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
REDES DA MARÉ (org.). Censo Populacional da Maré. Rio de Janeiro: Redes da Maré, 2018.
SILVA, J. S.; BARBOSA, J. L.; FAUSTINI, M. V. O novo carioca. Rio de Janeiro: Mórula Editora, 2012.
SOTER, S. C. S.; PAVLOVA, A. Escola Livre de Dança da Maré: a ground to share. In: BUTTERWORTH, J.; WILDSCHUT, L. (org.). Contemporary Choreography. 2 ed.Londres: Routledge, 2017, v. 1, p. 1-480.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License