Os desafios da educação: intolerância e inconstitucionalidade do manifesto à nação (FPE) do programa de governo de Jair Bolsonaro
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2019.44854Keywords:
Políticas Públicas Educacionais, Direitos Sociais, Estado Laico.Abstract
O artigo analisa o documento intitulado “Manifesto à nação: o Brasil para os brasileiros”, elaborado pela Frente Parlamentar Evangélica – FPE, no ano de 2018, e suas implicações ao regimento jurídico estabelecido pela Lei nº 9.394/96. Com o intento de verificar se a figura do direito público subjetivo presta-se à exigibilidade de nossa Constituição Federal de 1988 no cenário em que há forte influência dos quadros da bancada evangélica na proposição de medidas políticas para a Educação. O “Manifesto” foi direcionado ao Governo de Jair Bolsonaro tendo em vista a execução de um conjunto de propostas para a condução das políticas públicas da área. Concluiu-se demonstrando as amarras dos interesses políticos e ideológicos envolvidos na presunção de um novo modelo de Educação.
References
BOBBIO, Norberto. Cultura laica y laicismo. Disponível em: . Acesso em: 19 mar. 2019.
BOURDIEU, Pierre. Sobre o poder simbólico. In: ______. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
BURCKHART, Thiago. Constitucionalismo, direitos humanos e laicidade: Neopentecostalismo e política no Brasil contemporâneo. Revista Eletrônica Direito e Política, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência Jurídica da UNIVALI, Itajaí, v. 13, n. 1, 1º quadrimestre de 2018. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2019.
BRANCHO, Carmem. V. Laicidad y Estado moderno: definiciones y procesos. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2019.
BRASIL. Constituição de República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, Senado, 1988. Disponível em: . Acesso em: 21 de mar. de 2019.
CARRANO, Paulo. Toda ditadura quer controlar o campo educacional, porque é nele que há liberdade para pensar e construir novos caminhos para a sociedade. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2019.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
CHAUI. Marilena. Ideologia da competência. Belo Horizonte. Editora Autêntica, 2014.
CONGRESSO NACIONAL. Medida Provisória n° 746, de 2016. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2019.
DALARI, Dalmo. Elementos da Teoria Geral do Estado. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 1998.
DUARTE, Clarice Seixas. Direito público subjetivo e políticas educacionais. São Paulo em Perspectiva. N. 18, p. 113-118, 2004.
FREITAS, Luiz Carlos de. Militarização da educação cria uma linha direta entre escolas para pobres e prisões. Jornal GGN. 10/03/2019. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2019.
HABERMAS. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Volume II. Rio de Janeiro. Tempo Brasileiro, 2003 p.113-115
HEGEL, Georg. W.F. Introdução à história da filosofia. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2019.
INEP. Education at a glance 2018 Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2019.
FRENTE PARLAMENTAR EVANGÉLICA. Manifesto à nação. 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2019.
MARIANO, Ricardo. Expansão pentecostal no Brasil: O caso da Igreja Universal. Estudos Avançados, São Paulo, v. 52, p. 121-138, 2004.
MARX. Karl. Grundisse: manuscritos econômicos 1857-1858. Trad. Duayer M. e Schneider. N. São Paulo: Boitempo Editorial, 2011.
MELLO. Celso. Ministro relator Jurisprudência: STF, Pleno, RMS 23.452/RJ, DJ de 12.05.2000, p. 20. Disponível em: . Publicações › Legislação Anotada. Acesso em: 21 mar. 2019.
PARO. Vitor H. A gestão da política nacional de educação: desafios contemporâneos para a garantia do direito à educação, p. 39-56. In: Gestão da política nacional de educação: desafios contemporâneos para a garantia do direito à educação / CRUZ, Rosana E., SILVA, Samara O.(Org.) – Teresina: EDUFPI, 2016.
PMDB. Uma ponte para o futuro. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2019.
RODRIGUES, Pablo M., SANTOS Eduardo R. Imunidade religiosa na Constituição Federal: aspectos jurídicos e sociais em relação aos templos de qualquer culto. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2019.
RUSSAR, Andrea. Brasil: A laicidade e a liberdade religiosa desde a Constituição da República Federativa de 1988. Disponível em: . Acesso em: 22 mar. 2019.
SANTOS, P. Guia prático da política educacional no Brasil: Ações, planos, impactos. 2 ed. Cengage Learning, 2012.
SARDINHA. Edson. “Agenda socialista fracassou”, diz líder do PPS. Antigo PCB, partido agora terá novo nome. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2019.
SARMENTO, Daniel. Livres e iguais: Estudos de Direito Constitucional. São Paulo: Max Limonad, 2002.
UNIFESP. Manifesto em defesa da educação pública. Jornal Entrementes especial n. 4 – abril / 2015. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2019.
VASCONCELOS, José Bento. Nova do MEC: “primeiro contato com a matemática é no Livro de Gênesis”, 16/03/2019. Blog da Cidadania. Disponível em: . Acesso em: 18 mar. 2019.
WEBER, M. O Estado Nacional e a política. In: COHN, G. (org.). Weber. Col. “Os grandes cientistas sociais”. 5 ed. São Paulo: Ática.
ZUBER Valentin. A laicidade republicana em França ou os paradoxos de um processo histórico de laicização (séculos XVIII-XXI). Repúblicas: culturas e práticas: n.59|2010. Disponível em: . Acesso em: 23 mar. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License