ECOLOGIA DO CORPO CORAÇÃO MENTE ESPÍRITO: TECENDO REFLEXÕES ACERCA DE INTERCULTURA E BEM VIVER
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.38220Keywords:
Bem Viver. Ecologia do CorpoCoraçãoMenteEspírito. Educação Dialógica. Intercultura. Desconstrução de SubalternidadesAbstract
Este artigo tece reflexões em torno do Bem Viver (Sumak kawsay), que concebe o ser humano integrado ao Cosmos, como uma de suas partes. Propondo respeito à dignidade de todos os seres, em complementariedade, aproxima-se do que Maturana denomina Matrístico. Manifesta, ainda, conexões com as propostas da Ecologia Profunda, da Ecopsicologia, do Ecofeminismo, da Psicologia Transpessoal. Transformando-se de ponto de partida em objetivo de vida, instiga a uma perspectiva intercultural, a uma educação dialógica, impulsionando experiências que manifestem um modo de ser eco-lógico, contrapondo-se ao ego-lógico próprio da cultura ocidental moderna. Desse modo, abrem-se outras possibilidades de atualizar, em cada aqui e agora específico, a possibilidade real de desconstrução de subalternidades.
References
ACOSTA, A. O bem viver: uma oportunidade para imaginar novos mundos. São Paulo: Elefante, 2016.
AZIBEIRO, N.E. A criação de relações de saber, poder e prazer na vida e nos processos educativos: a experiência do FFMP-INCA, 1a., 2a. e 3a. turmas. 1994. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação). Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1994.
_____. O Currículo que interessa às classes populares. Revista Percursos, FAED-UDESC, Florianópolis, v. 6, n. 1. 2005a. Disponível em: http://www.periodicos.udesc.br/index.php/percursos/article/view/1447. Acesso em: 26 out. 2018.
_____. Em busca de uma perspectiva dialógica. Trabalho apresentado no Congresso Internacional Cotidiano: diálogos sobre diálogos. Disponível em cd-rom. Rio de Janeiro: UFF, 2005b.
_____. Educação Intercultural e Comunidades de Periferia: limiares da formação de educadores. 2006. 338 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.
_____. Ecologia do Corpo Coração Mente Espírito: uma jornada de autoconhecimento e cura. TCC. Izen-Itecne. Especialização em Psicologia Transpessoal. Florianópolis, 2016.
BHABHA, H. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.
CAPRA, F. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1996.
CARVALHO, M. A. B. De frente para o Espelho: Ecopsicologia e sustentabilidade. 2013. 165 f. Tese (Doutorado) – Centro de Desenvolvimento Sustentável, UnB, Brasília, 2013.
CHANCOSO, B. “El Sumak Kawsay desde la visión de la mujer” in América Latina en Movimiento. Alternativas civilizatorias: los viejos nuevos sentidos de la humanidad, Número 453, Año XXXIV, II Epoca, 7-9, mar. 2010.
DELEUZE, G. Os intelectuais e o poder. In: FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
_____. A Dobra: Leibnitz e o Barroco. Campinas: Papirus, 1991.
EISLER, R. O cálice e a espada: nosso passado, nosso futuro. Trad. Tônia Van Acker. São Paulo: Pallas Atena, 2007.
FOUCAULT, M. Microfísica do Poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
GARCIA, R. L. Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
GROF, S. The Stormy Search for the Self: a Guide to Personal Growth Through Transformational Crisis. (A tempestuosa busca do ser). J. P. Tarcher, 1990.
_____. The Cosmic Game: Explorations of the Frontiers of Human Consciousness. (O Jogo Cósmico: Explorações das Fronteiras da Consciência Humana). SUNY Press, 1998.
GUDYNAS, E. Tensiones, contradicciones y oportunidades de la dimension ambiental del Buen Vivir. In: FARAH, I.; VASAPOLLO, L. Vivir bien: ¿Paradigma no capitalista? La Paz: cides-umsa, 2011. p. 231-246.
MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
PLATON, N. Crete. Geneva: Nagel Publishers, 1966. (Archeologia Mundi Series).
REPÚBLICA DEL ECUADOR. Constituciones de 2008. Disponível em: <http://pdba.georgetown.edu/Constitutions/Ecuador/ecuador08.html>. Acesso em: 20 out. 2012.
SANTIAGO, S. O entre-lugar do discurso latino americano. In: Uma literatura nos trópicos. São Paulo: Editora Perspectiva, 1978, p. 11-28.
WALSH, C. Interculturalidad, Estado y sociedad. Luchas (de)coloniales de nuestra época. Quito: Abya Yala, 2009.
_____. Pedagogías decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013.
WEIL. P. A Consciência Cósmica, Introdução à Psicologia Transpessoal. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1972.
WlLBER, K. O espectro da consciência. São Paulo: Cultrix, 1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License