Educação Integral: proposta para uma educação popular
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.38033Keywords:
Educação Popular, Educação Integral, Educação Pública.Abstract
O presente artigo tem como foco a compreensão ideológica e filosófica dos caminhos iniciais na perspectiva da formação da classe trabalhadora. Baseado no pressuposto teórico-metodológico de Paulo Freire (2005) e Darcy Ribeiro (1986) enveredados pela consolidação de uma política educacional que busca compreender o caminho percorrido para os atuais posicionamentos sobre a educação popular. A relação entre a Educação Integral e formação da classe popular sempre esteviram intimamente ligadas. Ao refletirmos a ideologia da Educação Brasileira como consolidada através dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs) por Darcy Ribeiro, observamos que a educação em tempo integral está problematizada em sua gênese na educação popular. Todo seu processo tem a ferramenta para um posicionamento dialógico, inclinados para que possamos entender o panorama atual da educação pública, gratuita e para a classe popular.Downloads
Published
2018-10-30
How to Cite
ALVARENGA, Juliana Godói; QUINTANILHA, Clarissa Moura. Educação Integral: proposta para uma educação popular. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 378, 2018. DOI: 10.12957/riae.2018.38033. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/38033. Acesso em: 19 may. 2024.
Issue
Section
Dossiê temático
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License