50 anos da Pedagogia do oprimido: reflexões sobre (re) existência no Brasil e na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2018.38029Abstract
No presente artigo nos propomos a levantar reflexões sobre como a Pedagogia do Oprimido contribui para seguirmos pensando nossa existência. Problematizando sobre nossas vidas sociais organizamos o texto em oito partes: após notas iniciais e breve apresentação traçamos algumas ponderações sobre qual a “cara” de nosso povo e de nosso país; em seguida traçamos considerações sobre o contexto atual e a contemporaneidade das proposições de Freire; na quinta parte nos perguntamos sobre temores e elementos que vêm conformando, na luta e na resistência, nossa identidade; na sexta parte trazemos à tona algumas costuras entre a educação bancária e a falácia de um projeto de escola amordaçada. Tradição, família e propriedade são tematizadas na sétima parte para, finalmente, apontarmos anúncios possíveis.References
ANDREOLA, Baldoíno. Freire e Fiori no exílio: um projeto pedagógico-político no Chile, Canoas/RS: Editora Ritter, 2001.
ANDREOLA, Baldoíno. Andarilho da Esperança: Paulo Freire no CMI (Conselho Mundial de Igrejas). São Paulo: Editora ASTE, 2005.
BRASIL. Estudo exploratório sobre o professor brasileiro com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. – Brasília: Inep, 2009.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire: a educação, a cultura e a universidade – memória de uma história cinquenta anos atrás. Revista EJA em Debate, Edição Especial, ano 3, nº 4, 2014.
DUSSEL, Enrique. Cultura imperial, cultura ilustrada y liberación de la cultura popular. (apêndice). In: DUSSEL, Henrique. Para uma ética da Libertação Latino-Americana: III Erótica e Pedagógica. Piracicaba/São Paulo: Co-edição Edições Loyola/Editora UNIMEP, 1974.
FÁVERO, Osmar. Cultura popular e educação popular – memoria dos anos sessenta. Rio de Janeiro: GRAAL, 1985.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’água, 1997.
GALEANO, Eduardo. A descoberta da América (que ainda não houve). Trad. Eric Nepomuceno. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 1976.
HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. A Invenção das Tradições. Tradução de Celina Cavalcante – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.) A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Buenos Aires, Argentina, 2005, p. 107-130.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. 7ª. Ed. V. 8. São Paulo: Edusp, 2007.
STRECK, Danilo. Uma pedagogia do movimento: Os movimentos sociais na obra de Paulo Freire. Revista Educação Pública. Cuiabá, v. 18, n. 36, p. 165-177, jan./abr. 2009.
ZANOTTO, Gizele. Normatizações, controle e disciplina: a TFP enquanto instituição total (1960-1995). História, Franca , v. 29, n. 2, p. 206-220, Dec. 2010 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742010000200011&lng=en&nrm=iso. Acesso em 27 Maio 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-90742010000200011.
ZANOTTO, Gizele. Tradição, família e propriedade (TFP): as idiossincrasias de um movimento católico (1960-1995). Tese (Doutorado em História). Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Santa Catarina, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License