A CRIAÇÃO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO: TENSÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2016.25514Keywords:
Curso de Formação de Professores em Nível Médio, Formação de Professor em São Gonçalo, História da EducaçãoAbstract
O trabalho visa compartilhar a implantação do Curso Normal do município de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro, a partir da criação do Instituto de Educação. Desenvolvi uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, tendo como uma das fontes o primeiro impresso do município - o Jornal O SÃO GONÇALO. A relação entre memória e história foram discutidas numa perspectiva do passado sempre presente e de tempo vivido na rememoração. Utilizei também a abordagem teórica da micro-história, a decifração de pistas e o conceito de escala, com vistas a compreender a criação do Instituto de Educação, nomeado anos depois como Instituto de Educação Clélia Nanci. A pesquisa aponta os (des) caminhos que envolvem a constituição da profissão docente fluminense, a partir da escala local, mergulhados nas contradições políticas e sociais que “assombram” a educação nacional.References
ALVARENGA, Márcia Soares de; TAVARES, Maria Tereza Goudard. A formação dos professores das infâncias e de jovens e adultos em São Gonçalo: desafios contemporâneos. In: ARAÚJO, Mairce. BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Experiências na Formação de Professores: memórias, trajetórias e práticas do Instituto de Educação Clélia Nanci, Rio de Janeiro, Lamparina/FAPERJ, 2014.
BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Formação permanente de educadores: memória e narração. In: FIGUEIRÊDO, Haydée da Graça Ferreira de; TAVARES, Maria Tereza Goudard. Por que o local? In: FIGUEIRÊDO, Haydée da Graça Ferreira de (org). Vozes da Educação: 500 anos de Brasil. Rio de Janeiro: UERJ, DEPEXT, 2004.
____________. Do cofre às narrativas. In: ARAÚJO, Mairce.; BRAGANÇA, Inês. Experiências na Formação de Professores: memórias, trajetórias e práticas do Instituto de Educação Clélia Nanci, Rio de Janeiro, Lamparina/FAPERJ, 2014.
Decreto Lei n º 8.530 de 1946. Lei orgânica do Curso Normal. Brasília, 1946.
FIGUEIRÊDO, Haydée da Graça Ferreira de; TAVARES, Maria Tereza Goudard. Por que o local? In: FIGUEIRÊDO, Haydée da Graça Ferreira de (org). Vozes da Educação: 500 anos de Brasil. Rio de Janeiro: UERJ, DEPEXT, 2004.
______. Vozes da Educação. In: NUNES, Clarice. Docência e Pesquisa em Educação na Visão de Haydée Figueiredo. Rio de Janeiro: Litteris, 2010.
______. Valorizando o Local: a educação gonçalense no século XIX. In: NUNES, Clarice. Docência e Pesquisa em Educação na Visão de Haydée Figueiredo. Rio de Janeiro: Litteris, 2010. Jornal “O SÃO GONÇALO” – exemplares dos anos 1956 a 1967.
LIMA, Débora Borges; MOREIRA, Láelia Carmelita Portela. Formação de Professores em nível médio: Curso Normal em discussão. In: ARAÚJO, Mairce. BRAGANÇA, Inês Ferreira de Souza. Experiências na Formação de Professores: memórias, trajetórias e práticas do Instituto de Educação Clélia Nanci, Rio de Janeiro, Lamparina/FAPERJ, 2014.
NUNES, Clarice. O “velho” e “bom” ensino secundário: momentos decisivos. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: maio/jun/jul/ago, 2000, Nº 14.
______. Docência e Pesquisa em Educação na Visão de Haydée Figueiredo. Rio de Janeiro: Litteris, 2010.
SALLY, Mônica Alves. A Produção de sentidos do Curso Normal: a poética do espaço do Instituto de Educação Clélia Nanci. Dissertação de Mestrado em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006.
TAVARES, Maria Tereza Goudard. Os Pequenos e a Cidade: o papel da escola na construção de uma alfabetização cidadã. 2003. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.
_______. Percursos e movimentos: dez anos do Vozes da Educação em São Gonçalo. In: ARAUJO, Mairce (orgs). Vozes da Educação: memórias, histórias e formação de professores. Petropólis: DP et Alii, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain copyright to their work, are permitted to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increasing the impact and citation of published work.
The acceptance of the text implies the authorization and exclusivity of the Revista Interinstitucional Artes de Educar regarding the right of first publication, the published works are simultaneously licensed with a Creative Commons Attribution-Non Commercial 4.0 International License