GESTOS, FORMAÇÃO E GESTÃO EDITORIAL DA RIAE: EXPERIÊNCIA PERSPECTIVADA PELAS BOLSISTAS DE EXTENSÃO DO PERIÓDICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.93723

Resumo

Este relato de experiência entrelaça as trajetórias de três bolsistas de extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em um fio que percorre a gestão editorial da Revista Interinstitucional Artes de Educar (RIAE). Mais do que um periódico de grande relevância na difusão do conhecimento nas artes de educar, a RIAE também é um território de formação, onde cada uma de nós, em momentos distintos, compartilhamos desafios e aprendizados que evidenciam a complexidade do processo editorial e a importância do trabalho coletivo na manutenção da revista. Cada uma de nós viveu essa experiência a partir de perspectivas únicas, contribuindo de diferentes formas para a organização e continuidade do periódico. Ocupamos esse espaço com paixão e entrega, garantindo que a revista continue viva, pulsante, cumprindo sua missão de levar adiante a produção de pesquisadores e professores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos e espaços da educação. Ao fazermos pulsar a vida em meio a um periódico científico, o presente relato visa construir com Larrosa (2015) uma outra concepção para pensarmos a experiência. Este relato é, portanto, um testemunho do que significa fazer parte desse ciclo: aprender, contribuir e, acima de tudo, preservar um espaço essencial para o pensamento e a criação.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Como Citar

DE AGUIAR DANTAS HENRIQUE, Julia; PEREIRA LANZONI, Maria Antônia; ROCHA DA SILVA, Ana Carolina. GESTOS, FORMAÇÃO E GESTÃO EDITORIAL DA RIAE: EXPERIÊNCIA PERSPECTIVADA PELAS BOLSISTAS DE EXTENSÃO DO PERIÓDICO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. Número Especial, p. 74–85, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.93723. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/93723. Acesso em: 5 nov. 2025.

Edição

Seção

10 anos da Revista Interinstitucional Artes de Educar: Artes de Educar, Gestão Editorial e Interinstitucionalidade na Editoria de Revistas na Educação