ENSAIOS REFLEXIVOS EM TORNO DA ‘EDUCAÇÃO DE MASSAS’ E DAS HOMOGENEIZAÇÕES DA VIDA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.93711

Resumen

A educação infantil como uma instituição utilizada como aparelho de Estado rege uma política de produção de subjetividades que homogeneízam corpos, singularidades e anula possibilidades de agenciamentos que multiplicam modos de vida. Nesse modelo institucionalizado de educação, percebemos que conceitos como infância, educação, tempo, dentre outros, são pautados em relações de poder e de quem detém um certo conhecimento. Percebemos, então, que a partir dos trabalhos de pesquisa realizados pelo grupo IM@GO e o pensamento de filósofos da diferença como Deleuze, Guattari e Foucault, a educação infantil nos possibilita promover encontros entre bebês, crianças pequenas e adultas e adultos, questionando a lógica de controle desses corpos, criando movimentos que subvertem as previsões das modulações. Essas conexões entre os conceitos de infância, tempo e a ideia de pensar nos corpos de bebês e crianças, operadores da infância, com a adulteza do corpo adulto gera linhas de fuga que fissuram e rompem com a lógica sistemática e contínua do sistemas imagens ajudam o grupo IM@GO a construir,  a partir de uma pesquisa-experiência, ensaios reflexivos, que geram reverberações que tentam capilarizar a relação entre os conceitos e a proposta de uma “educação de massa”. Para isso, em nosso arcabouço teórico utilizaremos os filósofos da diferença Deleuze, Guattari e Foucault, além de autores como Leite, Rigato e Kohan.

Publicado

2025-10-24

Cómo citar

DE OLIVEIRA, Guilherme Rodrigues; LEITE, César; DA SILVA, Tarcio Gustavo. ENSAIOS REFLEXIVOS EM TORNO DA ‘EDUCAÇÃO DE MASSAS’ E DAS HOMOGENEIZAÇÕES DA VIDA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. Número Especial, p. 105–124, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.93711. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/93711. Acesso em: 4 feb. 2026.

Número

Sección

10 anos da Revista Interinstitucional Artes de Educar: Artes de Educar, Gestão Editorial e Interinstitucionalidade na Editoria de Revistas na Educação