A ARTE DE EDUCAR NO INTERIOR DA AMAZÔNIA: DESAFIOS DA DOCÊNCIA E A CULTURA DA PADRONIZAÇÃO CURRICULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.93460

Resumo

O estudo analisa os principais desafios postos no exercício da docência no interior da Amazônia, refletindo as implicações da cultura da padronização curricular neste processo. Tem como objetivos: compreender as especificidades da docência e seu papel na constituição/transformação do sujeito social; identificar os principais desafios enfrentados por docentes no contexto educacional amazônico; e refletir as implicações da cultura da padronização curricular no fazer docente. Os resultados, possíveis a partir da realização de pesquisa bibliográfica, destacam que: o exercício da docência nesta realidade enfrenta inúmeros desafios internos (condições de trabalho precárias, instalações físicas deterioradas, ausência de materiais didático-pedagógicos específicos, ausência de oportunidades formativas, escassez de recursos, sobrecarga de trabalho, salas superlotadas, etc.) e externos (cobranças excessivas por resultados em avaliações, desvalorização salarial, vigilância do trabalho docente, etc.); a cultura da padronização curricular acaba por interferir nas dinâmicas do processo ensino-aprendizagem, condicionando estes profissionais a um fazer técnico, determinado e, em muitos casos, isolado das realidades locais e de sua clientela; e outros. Assim, revela-se o quão desafiador têm sido atuar como docente no interior da Amazônia mediante um contexto de atrasos, abandonos e precariedades na operacionalização do direito à educação.

Biografia do Autor

Lucas de Vasconcelos Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA

Docente do Magistério Superior na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Vice-diretor da Ufopa, Campus Óbidos. Coordenador do Curso de Pedagogia da Ufopa, Campus Óbidos. Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Ufopa (PPGE/Ufopa). Mestre em Educação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/Ufopa).

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)/Docente do Magistério Superior

Doutora e Pós-doutora em Educação pela Unicamp. Docente na Universidade Federal do Oeste do Pará – Brasil. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Ufopa.  Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq – Nível 2. Líder Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDR/ Ufopa.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Como Citar

SOARES, Lucas de Vasconcelos; COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. A ARTE DE EDUCAR NO INTERIOR DA AMAZÔNIA: DESAFIOS DA DOCÊNCIA E A CULTURA DA PADRONIZAÇÃO CURRICULAR. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. Número Especial, p. 166–184, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.93460. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/93460. Acesso em: 4 nov. 2025.

Edição

Seção

10 anos da Revista Interinstitucional Artes de Educar: Artes de Educar, Gestão Editorial e Interinstitucionalidade na Editoria de Revistas na Educação