A ARTE DE EDUCAR NO INTERIOR DA AMAZÔNIA: DESAFIOS DA DOCÊNCIA E A CULTURA DA PADRONIZAÇÃO CURRICULAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.93460Resumo
O estudo analisa os principais desafios postos no exercício da docência no interior da Amazônia, refletindo as implicações da cultura da padronização curricular neste processo. Tem como objetivos: compreender as especificidades da docência e seu papel na constituição/transformação do sujeito social; identificar os principais desafios enfrentados por docentes no contexto educacional amazônico; e refletir as implicações da cultura da padronização curricular no fazer docente. Os resultados, possíveis a partir da realização de pesquisa bibliográfica, destacam que: o exercício da docência nesta realidade enfrenta inúmeros desafios internos (condições de trabalho precárias, instalações físicas deterioradas, ausência de materiais didático-pedagógicos específicos, ausência de oportunidades formativas, escassez de recursos, sobrecarga de trabalho, salas superlotadas, etc.) e externos (cobranças excessivas por resultados em avaliações, desvalorização salarial, vigilância do trabalho docente, etc.); a cultura da padronização curricular acaba por interferir nas dinâmicas do processo ensino-aprendizagem, condicionando estes profissionais a um fazer técnico, determinado e, em muitos casos, isolado das realidades locais e de sua clientela; e outros. Assim, revela-se o quão desafiador têm sido atuar como docente no interior da Amazônia mediante um contexto de atrasos, abandonos e precariedades na operacionalização do direito à educação.
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Copyright (c) 2025 Lucas de Vasconcelos Soares, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares

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