A EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL, A BARBÁRIE E A PÓS-VERDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92822Resumo
Este ensaio tem como objetivo refletir sobre o avanço da tecnologia, em tempos de pós-verdade, na educação dos alunos. A partir dos estudos de Charlot (2020, 2023) buscamos entender como a barbárie, que tem explodido atualmente através do avanço da intolerância, do pensamento fascista, da negação da ciência, tem se alimentado dos recursos tecnológicos da era digital para expandir o seu alcance na sociedade, e consequentemente, na educação de homens e mulheres deste século. E, diante de um mundo cada vez mais digital e tecnológico, concluímos que é papel dos educadores e educadoras do século XXI ensinar seus alunas e alunos, a aproveitar o que a Inteligência Artificial oferece, favorecendo, contudo, o aperfeiçoamento do pensamento crítico e sistêmico dos educandos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Erika Simone Almeida Carlos Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional 




















