ENTRE MÉTRICAS E SENTIDOS: OS DESAFIOS DA EDITORAÇÃO DE PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO

THE CHALLENGES OF PUBLISHING EDUCATION JOURNALS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.92687

Resumo

O artigo discute criticamente a editoria de periódicos científicos no Brasil, especialmente na área da Educação, com foco nos usos e limites dos indicadores bibliométricos e os impactos do sistema Qualis. Adota-se uma abordagem qualitativa, de caráter teórico e documental, com revisão da literatura especializada e levantamento do estado da arte na base SciELO, selecionando 13 artigos que tratam diretamente do tema. Com base em autores como Hicks et al. (2015), Packer et al. (2014) e Mugnaini et al. (2004), os autores argumentam que o uso intensivo de métricas quantitativas tem desconsiderado as especificidades epistemológicas, linguísticas e sociais das ciências humanas. Os resultados apontam que a pressão por internacionalização, a ausência de políticas públicas estruturadas e a precarização do trabalho editorial comprometem a sustentabilidade das revistas nacionais, sobretudo aquelas voltadas à formação crítica e ao debate local. Conclui-se que é necessário adotar políticas de avaliação mais plurais e sensíveis à diversidade científica, reconhecendo o valor das revistas nacionais e promovendo práticas editoriais éticas, democráticas e sustentáveis.

Biografia do Autor

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Coordenador do CA-ED/CNPq. Membro do CA-ED/CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B CA-ED/CNPq. Pró-reitor de Pesquisa e Ensino de Pós-graduação (PPG-UNEB). Foi Secretário Especial de Relações Internacionais (SERINT/UNEB) (2022-2024). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Católica do Salvador (1989), Graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar pela Universidade Católica do Salvador (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1995), Doutorado Sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação/Universidade de Lisboa e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004), Pós-Doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2012), Pós-doutorado/Estágio Sênior na Universidade de Paris 13-França (2018). Editor da Revista Brasileira de Educação (RBE/ANPEd), Editor da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (RBPAB), foi Editor da Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade (2015-2020). Atualmente é Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia, foi vice-coordenador do PPGEduC/UNEB (2019-2022) e coordenador do DINTER PPGEduC/UNEB-UESB (2019-2022). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (2008-2010/2010-2012), foi Secretário Geral da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (2011/2013) e Diretor Financeiro da ANPEd (2013/2015). Sócio e pesquisador da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação, sócio e membro do Conselho de Administração da Associação Internacional das Histórias de Vida em Formação e da Pesquisa Biográfica em Educação - ASIHVIF/RBE-França, membro e sócio fundador do Colégio Internacional de Pesquisa Biográfica (CIRBE) e da Associação Intermacional Le Sujet dans la Cité (Paris-França). Membro fundador do Grupo de Interesse Científico (GIS) Le Sujet dans la Cité (Paris-França). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (2008-2014) e atualmente é Tesoureiro (2014-2016; 2016-2018). Integra conselho editorial de diversos periódicos da área e da EDUNEB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história de vida, formação de professores, pesquisa (auto) biográfica, abordagem autobiográfica e narrativas de formação.

Michael Daian Pacheco Ramos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS, (2008), especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior, pela Faculdade Católica de Ciência Econômicas da Bahia, FACEBA, (2010), especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física e Esporte, pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB, (2010), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2014), doutorado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB (2020) e Pós-doutorado na Universidade Federal da Bahia. Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado da Bahia, Campus IV - Jacobina-Bahia. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade-PPGED. Coordenou o PPGED de 2021 a 2023. É Secretário financeiro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Membro do Conselho Editorial da EDUNEB. Editor da Revista Diálogos e Diversidade e da Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, ambas vinculadas a Universidade do Estado da Bahia. Coordenador do PIBID-Educação Física na Uneb, Campus IV-Jacobina (2024). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na prática pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura corporal, esporte, formação docente, prática educativa, condições de trabalho e políticas educacionais.

Downloads

Publicado

24-10-2025

Como Citar

SOUZA, Elizeu Clementino de; RAMOS, Michael Daian Pacheco. ENTRE MÉTRICAS E SENTIDOS: OS DESAFIOS DA EDITORAÇÃO DE PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO: THE CHALLENGES OF PUBLISHING EDUCATION JOURNALS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. Número Especial, p. 86–104, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.92687. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/92687. Acesso em: 4 fev. 2026.

Edição

Seção

10 anos da Revista Interinstitucional Artes de Educar: Artes de Educar, Gestão Editorial e Interinstitucionalidade na Editoria de Revistas na Educação