PROFESSORAS NEGRAS EM NARRATIVAS INTERSECCIONAIS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.92645

Resumo

Este trabalho nasce no contexto da educação das relações étnico-raciais, e é produzido a partir de questões comuns a três pesquisas que lidam com processos formativos de professoras negras. Questões recolhidas das narrativas de educadoras negras em suas trajetórias e as pistas que suas biografias vão deixando para compreendermos melhor como fizeram, fazem para viverem em uma sociedade estruturalmente racista e misógina. Questões que têm nos ajudado a pensar nas dificuldades de auto identificação racial destas mulheres, e, consequentemente, como tais dificuldades podem repercutir na sala de aula. O esforço deste texto, portanto, é oferecer alguns aportes para compreendermos, desde os processos formativos das mulheres negras enfocadas nas pesquisas, as dificuldades que ainda persistem para implementação mais efetiva da Lei 10.639/2003 e 11.645/2008 - que estabelecem a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena -, mas, também, as formas, as maneiras criativas que vão sendo produzidas, não apenas para implementação da citada lei, mas efetivamente para a criação de uma educação antirracista. Para a empreitada contamos com autoras/es que nos ajudaram na análises das narrativas, das histórias de vida e na compreensão dos diferentes atravessamentos e implicações das experiências de vida na formação e atuação das/os professoras/es.

Biografia do Autor

Leidiane dos Santos Aguiar Macambira, Doutora pelo PPGEDU-UFF / Professora EBTT no Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo I

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), com bolsa de Demanda Social da CAPES. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais PPGEDU-UERJ, com bolsa da CAPES. Pedagoga pela Faculdade de Formação de Professores da UERJ/FFP. Atua na Linha de Pesquisa "Estudos do Cotidiano e Educação Popular" (UFF). Integrante do LEAM – Laboratório de estudos e aprontos multimídia: relações étnico-raciais na cultura digital (UFF)

Downloads

Publicado

24-10-2025

Como Citar

MACAMBIRA, Leidiane dos Santos Aguiar; VALTER FILÉ, José Valter Pereira; DE ALMEIDA COSTA, Tais. PROFESSORAS NEGRAS EM NARRATIVAS INTERSECCIONAIS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. Número Especial, p. 205–221, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.92645. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/92645. Acesso em: 5 nov. 2025.

Edição

Seção

10 anos da Revista Interinstitucional Artes de Educar: Artes de Educar, Gestão Editorial e Interinstitucionalidade na Editoria de Revistas na Educação