PROFESSORAS NEGRAS EM NARRATIVAS INTERSECCIONAIS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92645Resumo
Este trabalho nasce no contexto da educação das relações étnico-raciais, e é produzido a partir de questões comuns a três pesquisas que lidam com processos formativos de professoras negras. Questões recolhidas das narrativas de educadoras negras em suas trajetórias e as pistas que suas biografias vão deixando para compreendermos melhor como fizeram, fazem para viverem em uma sociedade estruturalmente racista e misógina. Questões que têm nos ajudado a pensar nas dificuldades de auto identificação racial destas mulheres, e, consequentemente, como tais dificuldades podem repercutir na sala de aula. O esforço deste texto, portanto, é oferecer alguns aportes para compreendermos, desde os processos formativos das mulheres negras enfocadas nas pesquisas, as dificuldades que ainda persistem para implementação mais efetiva da Lei 10.639/2003 e 11.645/2008 - que estabelecem a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena -, mas, também, as formas, as maneiras criativas que vão sendo produzidas, não apenas para implementação da citada lei, mas efetivamente para a criação de uma educação antirracista. Para a empreitada contamos com autoras/es que nos ajudaram na análises das narrativas, das histórias de vida e na compreensão dos diferentes atravessamentos e implicações das experiências de vida na formação e atuação das/os professoras/es.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leidiane dos Santos Aguiar Macambira, Valter Filé, Tais de Almeida Costa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional 




















