PROFESSORAS NEGRAS EM NARRATIVAS INTERSECCIONAIS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92645Resumen
Este trabalho nasce no contexto da educação das relações étnico-raciais, e é produzido a partir de questões comuns a três pesquisas que lidam com processos formativos de professoras negras. Questões recolhidas das narrativas de educadoras negras em suas trajetórias e as pistas que suas biografias vão deixando para compreendermos melhor como fizeram, fazem para viverem em uma sociedade estruturalmente racista e misógina. Questões que têm nos ajudado a pensar nas dificuldades de auto identificação racial destas mulheres, e, consequentemente, como tais dificuldades podem repercutir na sala de aula. O esforço deste texto, portanto, é oferecer alguns aportes para compreendermos, desde os processos formativos das mulheres negras enfocadas nas pesquisas, as dificuldades que ainda persistem para implementação mais efetiva da Lei 10.639/2003 e 11.645/2008 - que estabelecem a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena -, mas, também, as formas, as maneiras criativas que vão sendo produzidas, não apenas para implementação da citada lei, mas efetivamente para a criação de uma educação antirracista. Para a empreitada contamos com autoras/es que nos ajudaram na análises das narrativas, das histórias de vida e na compreensão dos diferentes atravessamentos e implicações das experiências de vida na formação e atuação das/os professoras/es.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Leidiane dos Santos Aguiar Macambira, Valter Filé, Tais de Almeida Costa

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional 




















