DA GÊNESE À CONSOLIDAÇÃO: A REVISTA INTERFACES CIENTÍFICAS-EDUCAÇÃO E SEU PAPEL PARA A DISSEMINAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (2012-2024)
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92609Resumo
O objetivo deste artigo é descrever a trajetória da Revista Interfaces Científicas-Educação (Rice) entre 2012 e 2024, com base em sua formação, organização, temas centrais, impactos espaço-temporais das produções e perfil dos editores. A pesquisa se estruturou entre dados quantitativos e qualitativos por meio de revisão bibliográfica, análise documental e bibliométrica. O trabalho foi sustentado teoricamente por autores, como Mueller (2000), Barros (2004), Porto (2012), entre outros. A Rice surgiu em 2012 por iniciativa de um projeto Institucional de Comunicação Científica e que também originou a Editora Universitária Tiradentes (Edunit). A Editora ancorou os periódicos deste projeto, e a Rice, ao longo dos anos, tem se consolidado como um espaço para disseminação científica e reflexão em torno do campo da Educação, no âmbito nacional e internacional. Este estudo indica que a referida Revista publicou um total de 521 artigos até o ano de 2024, resultado de um esforço conjunto de sua gestão editorial e autores para o contributo da disseminação científica. Além disso, destaca-se o impacto das produções de recortes temporais presentes em seus volumes, bem como dos perfis das suas administrações editoriais na dinamização da produção disseminada pela Rice.
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