PROCESSO DE INDEXAÇÃO DA REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR EM BASES DE DADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.92518

Resumo

Esta pesquisa analisa e descreve o processo de adequação da Revista Interinstitucional Artes de Educar (RIAE) para a indexação em bases de dados nacionais e internacionais. A metodologia baseou-se na sistematização de critérios de indexação proposta por Marafon, Avila e Barboza (2019), complementada pelas referências de Santos (2024) e Santos & Passos (2011), que resultou na seleção de 27 bases de interesse nas áreas de humanidades, educação e multidisciplinar. Verificou-se que o periódico atende à maioria dos critérios exigidos, com destaque para a exogenia de autores (79% externos), diversidade geográfica e de gênero no corpo editorial, periodicidade regular e número de artigos publicados acima dos quantitativos esperados por boa parte dos indexadores. Conclui-se que a RIAE se consolidou como um dos periódicos relevantes no campo da educação, com a adoção de boas práticas editoriais e potencial para ampliar sua inserção em bases indexadoras.

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Publicado

24-10-2025

Como Citar

AVILA, Nathalia da Silva; BARBOZA, Ana Beatriz Costa. PROCESSO DE INDEXAÇÃO DA REVISTA INTERINSTITUCIONAL ARTES DE EDUCAR EM BASES DE DADOS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. Número Especial, p. 39–55, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.92518. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/92518. Acesso em: 3 nov. 2025.

Edição

Seção

10 anos da Revista Interinstitucional Artes de Educar: Artes de Educar, Gestão Editorial e Interinstitucionalidade na Editoria de Revistas na Educação