CIÊNCIA ABERTA E AVALIAÇÃO POR PARES EM PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO
PRÁTICAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.92360Resumo
Este artigo investiga a incorporação dos princípios da Ciência Aberta em periódicos científicos da área da Educação no Brasil, com ênfase nas práticas de avaliação por pares aberta. O objetivo foi mapear e analisar a adesão a essas diretrizes em periódicos indexados na plataforma SciELO, a partir de uma abordagem exploratória e descritiva. Utilizou-se uma metodologia de coleta sistemática de dados, por meio da análise documental dos sites e políticas editoriais de periódicos selecionados. O referencial teórico fundamenta-se em autores que discutem a comunicação científica e a Ciência Aberta, como Maia e Farias (2021), Ross-Hellauer (2017), Pinheiro (2014), entre outros. Os resultados revelam adesão a práticas como publicação contínua, uso de licenças abertas e aceitação de preprints. No entanto, constataram-se limitações na adoção de inovações como a avaliação por pares aberta, no uso de inteligência artificial e práticas de acessibilidade. A pesquisa conclui que, apesar dos avanços, a consolidação de uma cultura científica aberta na área da Educação ainda enfrenta desafios importantes, exigindo políticas institucionais mais robustas e investimentos em formação técnica e ética editorial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Michel Gannam, Suzana dos Santos Gomes, Stéphane Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional 




















