CIÊNCIA ABERTA E AVALIAÇÃO POR PARES EM PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO

PRÁTICAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.92360

Abstract

This article investigates the incorporation of Open Science principles in scientific journals in the field of Education in Brazil, with a special focus on open peer review practices. The main objective was to map and analyze the adoption of these guidelines in journals indexed on the SciELO platform, using an exploratory and descriptive approach. A systematic data collection methodology was employed through document analysis of journal websites and editorial policies. The theoretical framework is based on authors who discuss scientific communication and Open Science, such as Ross-Hellauer (2017), Pinheiro (2014), and Maia & Farias (2021). The results reveal strong adherence to practices such as continuous publication, open licenses, and the acceptance of preprints. However, limitations were identified in the adoption of innovations such as open peer review, the use of artificial intelligence, and accessibility measures. The study concludes that, despite some progress, consolidating an open scientific culture in the Education field still faces significant challenges, requiring stronger institutional policies and investments in technical training and editorial ethics.

Author Biographies

Michel Gannam, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Michel Gannam

Graduado em Letras (Inglês e Português e suas literaturas) pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE/UFMG). Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Docência (PROMESTRE) da Faculdade de Educação da UFMG (FaE/UFMG). Atualmente, é revisor de materiais didáticos EaD da Rede SESI de Educação de Minas Gerais. E-mail: michelgannam@gmail.com

 

Link Lattes

http://lattes.cnpq.br/9749156310850462

Link Orcid

https://orcid.org/0009-0005-5520-8698

Suzana dos Santos Gomes, UFMG

Suzana dos Santos Gomes é Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (U.L) e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME) e do Grupo de Pesquisa-ação sobre Universidade e Educação Superior (Universitátis/FaE/UFMG), vinculado a Rede Universitas/Br. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social (PPGE/FaE/UFMG) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado em Educação e Docência (FaE/UFMG). Coordenadora Regional do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE Sudeste) - 2023-2025. Membro da Diretoria da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (Andipe). Membro do Comitê Científico da Editora CRV. Membro do Conselho Internacional de Revisores Científico do Periódico Alteridad. Editora-Chefe do Periódico Educação em Revista (FaE/UFMG). Coordenou o Curso de Pedagogia (2015-2017). Atuou como Diretora na Diretoria de Educação a Distância (DED) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES). É presidente do Comitê Assessor da Área de Ciências Humanas da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas, avaliação educacional, gestão acadêmica, formação de professores, docência universitária e Didática.

E-mail: suzanasgomes@fae.ufmg.br

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/7926600962920347

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8660-1741

Stéphane Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Stéphane Silva

Graduanda em Arqueologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista de Iniciação Científica com pesquisa sobre ciência aberta e avaliação por pares aberta. Possui experiência na editoria da revista Educação em Revista, com atuação de 2022 a 2023.

ID Lattes: http://lattes.cnpq.br/0241291816444996

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9803-1072

 

 

 

Published

2025-10-24

How to Cite

GANNAM, Michel; GOMES, Suzana dos Santos; SILVA, Stéphane. CIÊNCIA ABERTA E AVALIAÇÃO POR PARES EM PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO: PRÁTICAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. Número Especial, p. 125–147, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.92360. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/92360. Acesso em: 7 dec. 2025.

Issue

Section

10 anos da Revista Interinstitucional Artes de Educar: Artes de Educar, Gestão Editorial e Interinstitucionalidade na Editoria de Revistas na Educação