ESCREVIVÊNCIAS DE RESISTÊNCIA: INTERSECCIONALIDADE E NECROPOLÍTICA NO CONTO 'MARIA', DA COLETÂNEA OLHOS D’ÁGUA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.89337Resumen
Este artigo apresenta uma análise do conto Maria, da coletânea Olhos D’água (2014), de Conceição Evaristo, derivada do projeto de monografia A Interseccionalidade e a Docência Literária em Três Contos de Olhos D’Água, de Conceição Evaristo. A pesquisa articula reflexões teóricas e interpretações pessoais dos autores e dos participantes do clube de leitura online Escrevivências Ciberfeministas. O estudo examina como o conto Maria evidencia as dinâmicas de resistência e marginalização das mulheres negras no Brasil, a partir dos marcadores interseccionais de gênero, raça e classe. Os conceitos de interseccionalidade (Crenshaw, Akotirene) e de necropolítica (Mbembe), são centrais para compreender como diferentes opressões se cruzam, tornando certas vidas mais vulneráveis à violência e ao abandono. Essa lógica se manifesta na trajetória da protagonista, evidenciando a criminalização dos corpos negros, a exploração e a exclusão naturalizadas pela sociedade. Além de destacar a potência da escrita de Conceição Evaristo na denúncia das desigualdades e na valorização da resistência e da identidade negra, a pesquisa enfatiza o clube de leitura como espaço essencial de debate crítico e pertencimento. A troca coletiva entre os leitores amplia as possibilidades de interpretação e engajamento com a obra, reafirmando a literatura como instrumento de luta e conscientização social.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Marcos Menezes, Anderson Gomes

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional