CHATGPT E EDUCAÇÃO NA CIBERCULTURA: FUNDAMENTOS E PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.89269

Resumo

A emergência das inteligências artificiais generativas marca um ponto de inflexão na cibercultura contemporânea, sobretudo no campo educacional. O livro “ChatGPT e Educação na Cibercultura: Fundamentos e Primeiras Aproximações com Inteligência Artificial”, organizado por Edméa Santos, Alexandre Chagas e João Batista Bottentuit Jr., assume o desafiador papel de analisar criticamente os impactos, desafios e potencialidades dessa tecnologia na transformação das práticas pedagógicas. No contexto da cibercultura, onde as interações são mediadas por sistemas digitais e os processos de aprendizagem se tornam cada vez mais multimodais, a integração da inteligência artificial (IA) à educação reflete não apenas uma questão técnica, mas também cultural e política.

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

CORADINI, Fabio. CHATGPT E EDUCAÇÃO NA CIBERCULTURA: FUNDAMENTOS E PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 436–445, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.89269. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/89269. Acesso em: 1 maio. 2025.