CHATGPT E EDUCAÇÃO NA CIBERCULTURA: FUNDAMENTOS E PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.89269Resumo
A emergência das inteligências artificiais generativas marca um ponto de inflexão na cibercultura contemporânea, sobretudo no campo educacional. O livro “ChatGPT e Educação na Cibercultura: Fundamentos e Primeiras Aproximações com Inteligência Artificial”, organizado por Edméa Santos, Alexandre Chagas e João Batista Bottentuit Jr., assume o desafiador papel de analisar criticamente os impactos, desafios e potencialidades dessa tecnologia na transformação das práticas pedagógicas. No contexto da cibercultura, onde as interações são mediadas por sistemas digitais e os processos de aprendizagem se tornam cada vez mais multimodais, a integração da inteligência artificial (IA) à educação reflete não apenas uma questão técnica, mas também cultural e política.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Fabio Coradini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional