CHATGPT E EDUCAÇÃO NA CIBERCULTURA: FUNDAMENTOS E PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.89170

Resumo

Professora Titular-livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, atuando no Instituto de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDUC), Edméa Santos organizou, em colaboração com Alexandre Chagas e João Bottentuit Junior, o livro "ChatGPT e educação na cibercultura: fundamentos e primeiras aproximações com inteligência artificial" – volume 1, publicado pela Editora EDUFMA, em 2024, tendo em vista reunir uma coletânea de artigos escritos por um coletivo de docentes e pesquisadores estudiosos das questões contemporâneas, a fim de discutir a integração da inteligência artificial (IA) à área de educação, com foco especial no uso do ChatGPT.

Biografia do Autor

Mirian Maia do Amaral, Fundação Getulio Vargas (FGV)

Mirian Maia do Amaral, Doutora e Mestre em Educação e Cultura Contemporânea com concentração em Tecnologia da Informação e da Comunicação, pela Universidade Estácio de Sá. Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Pesquisadora dos GPDOC – Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura. Vice-líder do grupo de pesquisa SOCIB – Sociabilidade, Educação e Cibercultura. Professora da Fundação Getulio Vargas – FGV/IDE, e consultora em Educação, em organizações públicas e privadas. Autora da obra “A Ciberpesquisa em Educação: autorias e inspirações teórico-metodológicas do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura", e de capítulos de livro e artigos diversos em sua área de especialização e afins.

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

MAIA DO AMARAL, Mirian. CHATGPT E EDUCAÇÃO NA CIBERCULTURA: FUNDAMENTOS E PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 426–429, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.89170. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/89170. Acesso em: 1 maio. 2025.