EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA: A REVOLUÇÃO ESCOLAR IMINENTE

NOVOS PARADIGMAS E A TRANSFORMAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL

Autores

  • Bruna Ribas UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO/FFP

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.87524

Resumo

Educação democrática: a revolução escolar iminente, obra do sociólogo Cristian Laval e do psicólogo da educação Francis Vergne retrata a educação democrática como aquela que rompe paradigmas e a partir dessa perspectiva desenvolvem uma série de argumentos que sustentam a ideia do caráter democrático da educação como sendo um dos pilares essenciais para que esta cumpra seu papel principal, qual seja o de transformação social e individual. Para isso, os autores apontam que a educação deve vislumbrar sempre um caráter revolucionário de cunho social, democrático e ecológico. A fim de desenhar tais diretrizes democráticas para o educar, o livro se divide em cinco princípios / capítulos apontadores de uma proposta inovadora tecendo diálogos entre escola e democracia.

Downloads

Publicado

30-09-2024

Como Citar

RIBAS , Bruna. EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA: A REVOLUÇÃO ESCOLAR IMINENTE: NOVOS PARADIGMAS E A TRANSFORMAÇÃO DO SISTEMA EDUCACIONAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 628–635, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.87524. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/87524. Acesso em: 24 mar. 2025.