PROYECTO (DE)CONSTRUYENDO: RESISTENCIAS FEMINISTAS ANTE LA VIOLENCIA PATRIARCAL DESDE LA ACCIÓN SOCIAL Y LA EDUCACIÓN POPULAR CON ADOLESCENTES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.87516

Resumo

 

Este artigo compila as experiências do projeto de ação social denominado (De)Construyendo, criado no âmbito das Iniciativas Estudantis da Universidade da Costa Rica, que correspondem a projetos concebidos e implementados por estudantes. O projeto foi criado com o objetivo de proporcionar espaços horizontais com adolescentes para abordar questões relacionadas aos direitos humanos, direitos das mulheres e dissidências de gênero e direitos sexuais e reprodutivos a partir de uma abordagem crítica, feminista e decolonial. Trabalhando metodologicamente a partir da educação popular, posiciona-se a intenção política de reconhecer os adolescentes como portadores de conhecimentos e experiências de resistência contra diversas manifestações da violência patriarcal. Através do desenvolvimento do projeto constatou-se que os participantes problematizam as manifestações de violência que veem ao seu redor e que necessitam de espaços seguros onde as suas preocupações e lacunas de informação possam ser colmatadas. O artigo expõe a trajetória do projeto e busca dar visibilidade às iniciativas de educação feminista desenvolvidas fora do sistema educacional institucionalizado, promovendo o trabalho com adolescentes sobre temas que lhes dizem respeito e que atravessam suas experiências de vida.

     

Publicado

30-09-2024

Como Citar

MENDOZA AGUILAR, Sofía. PROYECTO (DE)CONSTRUYENDO: RESISTENCIAS FEMINISTAS ANTE LA VIOLENCIA PATRIARCAL DESDE LA ACCIÓN SOCIAL Y LA EDUCACIÓN POPULAR CON ADOLESCENTES. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 614–627, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.87516. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/87516. Acesso em: 25 mar. 2025.