A LITERATURA INFANTIL COMO NORTEADORA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
POSSIBILIDADES NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86609Resumo
O presente relato versa sobre uma prática pedagógica realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil pertencente à rede pública municipal informação temporariamente suprimida para garantir o anonimato da autoria. Entrelaça os pressupostos da pedagogia antirracista com a literatura infantil no processo educativo desenvolvido com crianças pequenas, no contexto do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia, vinculado à Faculdade de Educação da informação temporariamente suprimida para garantir o anonimato da autoria. A partir desta experiência, buscamos discutir a necessidade de descolonizar as práticas educativas, ao tomarmos como base a implementação da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do país. A literatura infantil com protagonismo de personagens negros constituiu-se em principal material linguístico e simbólico de mediação para a conversa com crianças. A partir da obra “O pequeno príncipe preto”, de Rodrigo França (2020), problematizamos a questão da inferioridade racial ao colocarmos luz sobre o combate à ideologias racialistas e pseudocientíficas. Além disso, buscamos incentivar a formação do leitor literário numa perspectiva antirracista e descolonizadora, colaborando para a formação da identidade de crianças negras. Dos saberes construídos nesta experiência, pela qual permitiu-nos explicitar o papel da literatura infantil como aliada à luta antirracista, depreendemos a necessidade de ampliar as discussões sobre identidades, culturas e subjetividades nas práticas educativas, a partir de uma pedagogia crítica que possibilite experiências literárias antirracistas nas instituições de educação infantil.
Palavras-chave: Pedagogia antirracista; Literatura infantil; PIBID.
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