A LITERATURA INFANTIL COMO NORTEADORA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

POSSIBILIDADES NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.86609

Resumo

O presente relato versa sobre uma prática pedagógica realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil pertencente à rede pública municipal informação temporariamente suprimida para garantir o anonimato da autoria. Entrelaça os pressupostos da pedagogia antirracista com a literatura infantil no processo educativo desenvolvido com crianças pequenas, no contexto do Programa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Pedagogia, vinculado à Faculdade de Educação da informação temporariamente suprimida para garantir o anonimato da autoria. A partir desta experiência, buscamos discutir a necessidade de descolonizar as práticas educativas, ao tomarmos como base a implementação da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas do país. A literatura infantil com protagonismo de personagens negros constituiu-se em principal material linguístico e simbólico de mediação para a conversa com crianças. A partir da obra “O pequeno príncipe preto”, de Rodrigo França (2020), problematizamos a questão da inferioridade racial ao colocarmos luz sobre o combate à ideologias racialistas e pseudocientíficas. Além disso, buscamos incentivar a formação do leitor literário numa perspectiva antirracista e descolonizadora, colaborando para a formação da identidade de crianças negras. Dos saberes construídos nesta experiência, pela qual permitiu-nos explicitar o papel da literatura infantil como aliada à luta antirracista, depreendemos a necessidade de ampliar as discussões sobre identidades, culturas e subjetividades nas práticas educativas, a partir de uma pedagogia crítica que possibilite experiências literárias antirracistas nas instituições de educação infantil.

 

Palavras-chave: Pedagogia antirracista; Literatura infantil; PIBID.

 

 

Biografia do Autor

JULIA GABRIELLA ALEXANDRE MOTA, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em Pedagogia, Universidade Federal do Amazonas - UFAM.  Bolsista de Iniciação Científica. E-mail: julia.alexandre@ufam.edu.br

Darianny Araújo dos Reis, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciências da Educação. Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação (FACED/UFAM). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação-GRUPESPE/UFAM, onde coordena a linha “Crianças, infâncias e educação infantil com/na Amazônia brasileira”.

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

ALEXANDRE MOTA, JULIA GABRIELLA; REIS, Darianny Araújo dos. A LITERATURA INFANTIL COMO NORTEADORA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES NA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA . Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 490–502, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.86609. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86609. Acesso em: 1 maio. 2025.