LETRAMENTOS NA ACADEM.IA: INTERSEÇÃO ENTRE O CHATGPT E O LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO NA PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.86284

Resumo

O uso da Inteligência Artificial (IA), especialmente do ChatGPT, tem se expandido no contexto educacional, levantando debates sobre seu impacto na produção acadêmica. Esta pesquisa investiga como o ChatGPT pode contribuir para a elaboração de ensaio acadêmico, considerando suas potencialidades e desafios. A abordagem teórica baseia-se nos conceitos de língua e linguagem de Bakhtin (1992) e Mey (1998), na mediação vygotskiana e no letramento digital crítico, conforme Trevisan, Maciel e Fernandes (2021). Metodologicamente, conduzimos uma pesquisa documental analisando o processo de escrita de uma pós-graduanda em Linguística Aplicada. Os resultados indicam que a estudante utilizou o ChatGPT para checagem teórica e levantamento bibliográfico, mas, em vez de copiar as respostas geradas, recriou criticamente o texto, integrando reflexões próprias e referências acadêmicas. Concluímos, portanto, que o ChatGPT pode ser um suporte na escrita acadêmica quando usado de maneira crítica e ética, promovendo a reflexão e o aprimoramento da produção textual

Palavras-chave: Inteligência Artificial; ChatGPT; Mediação; Letramento Digital Crítico; Escrita Acadêmica.

 

 

Biografia do Autor

Ana Emília Fajardo Turbin , Universidade de Brasília - UnB

Doutora em Linguagem e Educação pela Universidade de São Paulo (2010), sob a supervisão da Dra. Glaucia D’Olim Marote Ferro e Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1997), sob a supervisão da Dra. Silvana Serrani.

Realizou pós-doutorado em escrita de relatório de estágio supervisionado na Universidade Federal do Tocantins (2010-2012), sob a supervisão do Dr. Wagner Silva. Pós-doutora em Linguagens e Tecnologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019), sob a supervisão da Dra. Reinildes Dias e Pós-doutora em Inteligência Artificial e Ensino pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque (2025), sob a supervisão do Dr. Erik Voss.

É Professora Associada IV na graduação e na pós-graduação da Universidade de Brasília (UnB) e professora orientadora do curso de pós-graduação em Linguística Aplicada (PGLA) na mesma instituição. Seus interesses de pesquisa incluem o uso da inteligência artificial como ferramenta auxiliar no ensino e aprendizagem de línguas, com foco em contextos de alunos com baixa visão, multiletramento e multimodalidade.

 

Wesley Andrade Messias, Universidade de Brasília - UnB

Mestrando em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília - UnB, orientando do Prof. Dr. Fidel Armando Cañas Chávez, possui graduação em Letras - Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013), Pós-Graduado em Linguística e Produção Textual - Instituto Superior de Educação Ateu (2014) e Pós-Graduado em Gramática da Língua Portuguesa - Faculdade Cerrado (2022).

Ocupante do cargo público efetivo de Policial Penal Federal, exerceu a função de redator na Divisão de Comunicação Social da Secretaria Nacional de Políticas Penais, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Atualmente, está Coordenador de Projetos de Educação Midiática e Coordenador-Geral de Direitos na Rede - Substituto na Secretaria de Políticas Digitais na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.

Fernanda Mendes Morais , Universidade de Brasília - UnB

Mestranda em Linguística Aplicada, pela Universidade de Brasília (UNB), orientanda da Profa. Dra. Gladys Plens de Quevedo Pereira de Camargo, graduada em Letras (Inglês/Português), pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), pós-graduada em Língua Inglesa, pela Faculdade do Noroeste de Minas. Atualmente, professora da Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás e leciona a disciplina de Língua Inglesa nas turmas do Ensino Médio.

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

FAJARDO TURBIN , Ana Emília; ARMANDO CAÑAS CHÁVEZ, Fidel; ANDRADE MESSIAS, Wesley; MENDES MORAIS , Fernanda. LETRAMENTOS NA ACADEM.IA: INTERSEÇÃO ENTRE O CHATGPT E O LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO NA PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 375–394, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.86284. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86284. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR