LETRAMENTOS NA ACADEM.IA: INTERSEÇÃO ENTRE O CHATGPT E O LETRAMENTO DIGITAL CRÍTICO NA PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.86284Resumo
O uso da Inteligência Artificial (IA), especialmente do ChatGPT, tem se expandido no contexto educacional, levantando debates sobre seu impacto na produção acadêmica. Esta pesquisa investiga como o ChatGPT pode contribuir para a elaboração de ensaio acadêmico, considerando suas potencialidades e desafios. A abordagem teórica baseia-se nos conceitos de língua e linguagem de Bakhtin (1992) e Mey (1998), na mediação vygotskiana e no letramento digital crítico, conforme Trevisan, Maciel e Fernandes (2021). Metodologicamente, conduzimos uma pesquisa documental analisando o processo de escrita de uma pós-graduanda em Linguística Aplicada. Os resultados indicam que a estudante utilizou o ChatGPT para checagem teórica e levantamento bibliográfico, mas, em vez de copiar as respostas geradas, recriou criticamente o texto, integrando reflexões próprias e referências acadêmicas. Concluímos, portanto, que o ChatGPT pode ser um suporte na escrita acadêmica quando usado de maneira crítica e ética, promovendo a reflexão e o aprimoramento da produção textual
Palavras-chave: Inteligência Artificial; ChatGPT; Mediação; Letramento Digital Crítico; Escrita Acadêmica.
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Copyright (c) 2025 Ana Emília Fajardo Turbin , Fidel Armando Cañas Chávez, Wesley Andrade Messias, Fernanda Mendes Morais

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