IMORTALIDADE DIGITAL DE PERSONALIDADES EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DA INTERSEÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86272Resumen
A imortalidade digital refere-se ao uso de inteligência artificial (IA) para criar representações digitais de indivíduos falecidos. Essa tecnologia permite a clonagem da imagem e da voz de personalidades educacionais, possibilitando sua utilização em sala de aula. Nesse contexto, o artigo tem como objetivo realizar um levantamento de sete representações digitais de personalidades educacionais falecidas, e através do qual, buscou-se analisar como essas representações podem influenciar o ambiente educacional. Os resultados e discussões foram amparados por um caminho metodológico que combinou análise documental e revisão bibliográfica de autores como Beppu et al. (2021), Galvão et al. (2021), Gere (2008), Kovács (2021), Lévy (1999), Trevisan (2024), Vygotsky (1996, 1998) e Zuin e Zuin (2020). As análises e reflexões realizadas constataram que, embora a imortalidade digital possa enriquecer o aprendizado com novas formas de interação e engajamento, surgem paralelamente as seguintes implicações: 1) éticas; 2) pedagógicas. 3) humanas e 4) tecnológicas, que precisam ser abordadas. Concluiu-se que a regulamentação da IA é necessária para garantir que essas implicações sejam devidamente consideradas e que instituições educacionais devem desenvolver políticas que promovam interações humanas significativas. Este artigo contribui para a construção de diretrizes que assegurem a integridade das representações digitais e o respeito à memória das personalidades educacionais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Michele Marta Moraes Castro Moraes Castro, Cristiano Maciel

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional