IMORTALIDADE DIGITAL DE PERSONALIDADES EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DA INTERSEÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86272Resumo
A imortalidade digital refere-se ao uso de inteligência artificial (IA) para criar representações digitais de indivíduos falecidos. Essa tecnologia permite a clonagem da imagem e da voz de personalidades educacionais, possibilitando sua utilização em sala de aula. Nesse contexto, o artigo tem como objetivo realizar um levantamento de sete representações digitais de personalidades educacionais falecidas, e através do qual, buscou-se analisar como essas representações podem influenciar o ambiente educacional. Os resultados e discussões foram amparados por um caminho metodológico que combinou análise documental e revisão bibliográfica de autores como Beppu et al. (2021), Galvão et al. (2021), Gere (2008), Kovács (2021), Lévy (1999), Trevisan (2024), Vygotsky (1996, 1998) e Zuin e Zuin (2020). As análises e reflexões realizadas constataram que, embora a imortalidade digital possa enriquecer o aprendizado com novas formas de interação e engajamento, surgem paralelamente as seguintes implicações: 1) éticas; 2) pedagógicas. 3) humanas e 4) tecnológicas, que precisam ser abordadas. Concluiu-se que a regulamentação da IA é necessária para garantir que essas implicações sejam devidamente consideradas e que instituições educacionais devem desenvolver políticas que promovam interações humanas significativas. Este artigo contribui para a construção de diretrizes que assegurem a integridade das representações digitais e o respeito à memória das personalidades educacionais.
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