IMORTALIDADE DIGITAL DE PERSONALIDADES EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DA INTERSEÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.86272

Resumen

A imortalidade digital refere-se ao uso de inteligência artificial (IA) para criar representações digitais de indivíduos falecidos. Essa tecnologia permite a clonagem da imagem e da voz de personalidades educacionais, possibilitando sua utilização em sala de aula. Nesse contexto, o artigo tem como objetivo realizar um levantamento de sete representações digitais de personalidades educacionais falecidas, e através do qual, buscou-se analisar como essas representações podem influenciar o ambiente educacional. Os resultados e discussões foram amparados por um caminho metodológico que combinou análise documental e revisão bibliográfica de autores como Beppu et al. (2021), Galvão et al. (2021), Gere (2008), Kovács (2021), Lévy (1999), Trevisan (2024), Vygotsky (1996, 1998) e Zuin e Zuin (2020). As análises e reflexões realizadas constataram que, embora a imortalidade digital possa enriquecer o aprendizado com novas formas de interação e engajamento, surgem paralelamente as seguintes implicações: 1) éticas; 2) pedagógicas. 3) humanas e 4) tecnológicas, que precisam ser abordadas. Concluiu-se que a regulamentação da IA é necessária para garantir que essas implicações sejam devidamente consideradas e que instituições educacionais devem desenvolver políticas que promovam interações humanas significativas. Este artigo contribui para a construção de diretrizes que assegurem a integridade das representações digitais e o respeito à memória das personalidades educacionais.

Publicado

2025-02-10

Cómo citar

CASTRO, Michele Marta Moraes Castro Moraes; MACIEL, Cristiano. IMORTALIDADE DIGITAL DE PERSONALIDADES EDUCACIONAIS: UMA ANÁLISE DA INTERSEÇÃO ENTRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 119–132, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.86272. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86272. Acesso em: 1 may. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR