MULTILETRAMENTOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS JUVENIS: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO DE VÍDEOS REMIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.86225

Resumo

Este trabalho é um recorte de pesquisa de doutorado em andamento que busca compreender o processo de articulação e integração das práticas de multiletramentos na aprendizagem artístico-musical de jovens. Neste artigo temos como objetivo analisar o uso da inteligência artificial (IA) nas práticas artísticas juvenis de multiletramentos no processo de produção de vídeos remix, considerando os aspectos socioculturais, pedagógicos e tecnológicos. Como metodologia, realizamos o recorte de uma entrevista intensiva realizada com um jovem estudante do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte a respeito das suas práticas artísticas de multiletramentos auxiliadas por IA. Como principais resultados, destacamos as mudanças de ethos no processo de criação de vídeos remix e nas práticas de multiletramentos auxiliadas por IA. Entre as principais mudanças, destacam-se a automatização de processos técnicos relacionados à edição de vídeo e a democratização do acesso a ferramentas profissionais de edição, todas proporcionadas pela IA. No que se refere à renovação do ethos, consideram-se a emulação da criatividade humana e os limites borrados da propriedade intelectual como principais pontos de mutação. Espera-se que este artigo possa contribuir com as discussões sobre o uso da IA nas práticas de multiletramentos atuais, tendo em vista que estas práticas revelam uma integração inovadora de tecnologia e arte na cultura juvenil.

Biografia do Autor

Magnaldo Araújo, IFRN

É Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016), possui licenciatura em música pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência na área de artes, com ênfase em música, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de música em múltiplos contextos, formação de professores de música e educação musical mediada por tecnologias. 

Eduardo S. Junqueira, UFC

É professor do Instituto Universidade Virtual e do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará. Coordenador do grupo de pesquisas Linguagens e Educação em Rede (LER-CNPq).

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

ARAUJO, Jose magnaldo moura; JUNQUEIRA, Eduardo Santos. MULTILETRAMENTOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS JUVENIS: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO DE VÍDEOS REMIX. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 99–118, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.86225. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86225. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR