MULTILETRAMENTOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS JUVENIS: UMA ANÁLISE SOBRE A PRODUÇÃO DE VÍDEOS REMIX
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86225Resumo
Este trabalho é um recorte de pesquisa de doutorado em andamento que busca compreender o processo de articulação e integração das práticas de multiletramentos na aprendizagem artístico-musical de jovens. Neste artigo temos como objetivo analisar o uso da inteligência artificial (IA) nas práticas artísticas juvenis de multiletramentos no processo de produção de vídeos remix, considerando os aspectos socioculturais, pedagógicos e tecnológicos. Como metodologia, realizamos o recorte de uma entrevista intensiva realizada com um jovem estudante do ensino médio integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte a respeito das suas práticas artísticas de multiletramentos auxiliadas por IA. Como principais resultados, destacamos as mudanças de ethos no processo de criação de vídeos remix e nas práticas de multiletramentos auxiliadas por IA. Entre as principais mudanças, destacam-se a automatização de processos técnicos relacionados à edição de vídeo e a democratização do acesso a ferramentas profissionais de edição, todas proporcionadas pela IA. No que se refere à renovação do ethos, consideram-se a emulação da criatividade humana e os limites borrados da propriedade intelectual como principais pontos de mutação. Espera-se que este artigo possa contribuir com as discussões sobre o uso da IA nas práticas de multiletramentos atuais, tendo em vista que estas práticas revelam uma integração inovadora de tecnologia e arte na cultura juvenil.
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