EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS POÉTICAS

PERCURSOS E PROJETOS POÉTICOS INVESTIGATIVOS COM BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.86208

Resumo

Uma das funções iniciais das escolas era preparar as crianças para a vida laboral, por isso, comumente seguiam um processo de aprendizagem com início, meio e fim, com o intuito de entregar um produto ao final dos ciclos, que por vezes não era pensado pelas crianças. Essa cronologia adultocêntrica e mercadológica também não respeitava o tempo e a especificidade dos bebês e crianças, pois impunha a visão do adulto, com suas verdades e realidade, fornecendo uma educação pronta, por meio da prática bancária (FREIRE, 2019). Em um fluxo reflexivo, fizemos um estudo de caso, a partir de um relato do projeto investigativo realizado com os/as bebês (1 e 2 anos) de uma escola federal, localizada no centro da cidade de São Paulo. Para isso,  dialogamos com Salles (1998; 2017), Welfort (2003) e demais autoras/es que refletem e relatam experiências nas escolas italianas da região de Reggio Emilia, nos debruçamos nos projetos poéticos investigativos, termo que pretendemos cunhar neste artigo, e nos percursos criativos na Educação Infantil, com a seguinte pergunta motriz: o que estamos fazendo, criando e construindo na escola da primeira infância? Além disso, expomos nossas inquietações e reflexões em torno do tema. Vale dizer, no entanto, que não pretendemos entregar conclusões para tal pergunta, mas manter o fluxo dessas reflexões.

Biografia do Autor

Ítalo Butzke, UFSCar campus Sorocaba

É Arteiro e crianceiro, caminha em busca de experiências, experimentos e descobertas. Foi na educação infantil que os olhos, dedo do pé, orelha, língua, enfim, o corpo inteiro voltou a perceber o mundo com a mesma curiosidade de antes. Os dias voltaram a ter inúmeras descobertas. Na vida adulta, é doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFSCar - Sorocaba, com bolsa PDPG - Capes, mestre em Artes da Cena pela Escola Superior de Artes Célia Helena, especialista em Contação de História pela Casa Tombada, graduado em Educação Artística na FAMOSP e em Pedagogia pela UNICV, amplos com licenciatura plena. Atua como Formador Estadual no programa Leitura e Escrita na Educação Infantil, oferecido pelo MEC e bolsista PDPG/Capes, foi Artista-educador no Núcleo de Educação Infantil Paulistinha - UNIFESP, por quase 10 anos. Membro do Grupo de pesquisa “Respeito das Crianças, Educação Infantil e Estudos da(s) Infância(s) – CRIEI, e do Núcleo de Educação e Estudos da Infância, do Departamento de Ciências Humanas e Educação, ambos da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. - italobutzke@estudante.ufscar.br

Andréia Regina de Oliveira Camargo, Unifesp - Universidade Federal de São Paulo

Pedagoga pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2005), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013), Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Rio Claro (2019) e Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar campus Sorocaba (2022). Temporariamente afastada da função de Professora EBTT no Núcleo de Educação Infantil NEI Paulistinha, da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP para realizar Colaboração Técnica na UFSCar campus Sorocaba. É vice-líder do grupo de pesquisa CRIEI - Grupo de pesquisas e estudos a respeito das crianças, educação infantil e estudos da infância da UFScar campus Sorocaba; Líder do Acriançar - Grupo de pesquisa sobre e com bebês, crianças e infâncias da UNIFESP e pesquisadora do Im@go: Laboratório da Imagem, Experiência e Cri@ção da UNESP de Rio Claro. Coordenadora local do Núcleo de Educação e Estudos da Infância, da UFSCar campus Sorocaba. 

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Publicado

10-02-2025

Como Citar

BUTZKE, Ítalo; REGINA DE OLIVEIRA CAMARGO, Andréia. EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS POÉTICAS: PERCURSOS E PROJETOS POÉTICOS INVESTIGATIVOS COM BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 471–489, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.86208. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86208. Acesso em: 1 maio. 2025.