LA EDUCACIÓN INFANTIL Y SUS POÉTICAS
CAMINOS POÉTICOS DE INVESTIGACIÓN Y PROYECTOS CON BEBÉS Y NIÑOS PEQUEÑOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86208Resumen
Uma das funções iniciais das escolas era preparar as crianças para a vida laboral, por isso, comumente seguiam um processo de aprendizagem com início, meio e fim, com o intuito de entregar um produto ao final dos ciclos, que por vezes não era pensado pelas crianças. Essa cronologia adultocêntrica e mercadológica também não respeitava o tempo e a especificidade dos bebês e crianças, pois impunha a visão do adulto, com suas verdades e realidade, fornecendo uma educação pronta, por meio da prática bancária (FREIRE, 2019). Em um fluxo reflexivo, fizemos um estudo de caso, a partir de um relato do projeto investigativo realizado com os/as bebês (1 e 2 anos) de uma escola federal, localizada no centro da cidade de São Paulo. Para isso, dialogamos com Salles (1998; 2017), Welfort (2003) e demais autoras/es que refletem e relatam experiências nas escolas italianas da região de Reggio Emilia, nos debruçamos nos projetos poéticos investigativos, termo que pretendemos cunhar neste artigo, e nos percursos criativos na Educação Infantil, com a seguinte pergunta motriz: o que estamos fazendo, criando e construindo na escola da primeira infância? Além disso, expomos nossas inquietações e reflexões em torno do tema. Vale dizer, no entanto, que não pretendemos entregar conclusões para tal pergunta, mas manter o fluxo dessas reflexões.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ítalo Butzke, Andréia Regina de Oliveira Camargo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores conservan los derechos de autor de su trabajo, pueden publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar la impacto y citación del trabajo publicado.
La aceptación del texto implica la autorización y exclusividad de la Revista Interinstitucional Artes de Educar en cuanto al derecho de primera publicación, las obras publicadas son licenciadas simultáneamente con una Licencia Creative Commons Atribución-No Comercial 4.0 Internacional