EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS POÉTICAS
PERCURSOS E PROJETOS POÉTICOS INVESTIGATIVOS COM BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86208Resumo
Uma das funções iniciais das escolas era preparar as crianças para a vida laboral, por isso, comumente seguiam um processo de aprendizagem com início, meio e fim, com o intuito de entregar um produto ao final dos ciclos, que por vezes não era pensado pelas crianças. Essa cronologia adultocêntrica e mercadológica também não respeitava o tempo e a especificidade dos bebês e crianças, pois impunha a visão do adulto, com suas verdades e realidade, fornecendo uma educação pronta, por meio da prática bancária (FREIRE, 2019). Em um fluxo reflexivo, fizemos um estudo de caso, a partir de um relato do projeto investigativo realizado com os/as bebês (1 e 2 anos) de uma escola federal, localizada no centro da cidade de São Paulo. Para isso, dialogamos com Salles (1998; 2017), Welfort (2003) e demais autoras/es que refletem e relatam experiências nas escolas italianas da região de Reggio Emilia, nos debruçamos nos projetos poéticos investigativos, termo que pretendemos cunhar neste artigo, e nos percursos criativos na Educação Infantil, com a seguinte pergunta motriz: o que estamos fazendo, criando e construindo na escola da primeira infância? Além disso, expomos nossas inquietações e reflexões em torno do tema. Vale dizer, no entanto, que não pretendemos entregar conclusões para tal pergunta, mas manter o fluxo dessas reflexões.
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