EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FORMAÇÃO DOCENTE
Reflections on meaningful learning and teacher training
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.86163Resumo
Por meio de revisão bibliográfica do tipo narrativa, este artigo argumenta que, a despeito de quaisquer resistências, as IAs generativas constituem uma tecnologia com potencial de transformar a forma como se pratica e se conceitua a educação. Argumenta-se, também, que sua rápida assimilação pode superar a capacidade reflexiva da academia. Enquanto estudos anteriores sugeriram que a introdução desse tipo de IA deve redirecionar a função docente, no sentido de estimular perguntas complexas que favoreçam a exaptação, este estudo defende que, para que isso aconteça, e para que a aprendizagem seja de fato significativa, educadores devem ser expostos a processos de formação docente que permitam uma compreensão funcional das IAs em questão, especialmente questões epistemológicas, suas limitações e amplas implicações éticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Guilherme Augusto Caruso Profeta, Fernando Silveira Melo Plentz Miranda, Roger dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional