Education and Artificial Intelligence

Reflections on meaningful learning and teacher training

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.86163

Abstract

Through a narrative literature review, this paper argues that, despite any resistances, generative AIs constitute a technology with the potential to transform both the practice and the very conceptualization of education. It also suggests that its rapid assimilation can outpace the reflective capacity of academia. While previous studies suggested that the introduction of this type of AI should redirect the teaching role towards stimulating complex questions that favor exaptation, this study argues that, in order for this to happen, and for learning to be truly meaningful, educators must undergo teacher training/education processes that allow for a functional understanding of these AIs, particularly epistemological issues, their limitations, and broad ethical implications.

Author Biographies

Guilherme Augusto Caruso Profeta, Universidade de Sorocaba

Guilherme Profeta é pós-doutor pela Universidade de São Paulo (USP), tendo concluído sua pesquisa na Divisão de Difusão Cultural do Museu de Zoologia da USP (MZUSP). É doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso), mestre em Divulgação Científica e Cultural (Linguística) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialista em Gestão Estratégica pela Uniso e bacharel em Comunicação Social: Jornalismo também pela Uniso. O fio condutor que perpassa sua formação e sua pesquisa é a divulgação científica (e mais especificamente o jornalismo científico) na condição de educação informal, bem como suas interfaces com a educação escolar. Atua como professor nos programas de pós-graduação em Educação (PPGE) e Comunicação e Cultura (PPGCC) da Uniso. No passado, atuou como coordenador de produção editorial e gerente de comunicação corporativa da Acesso Comunicação. É autor do livro-reportagem em quadrinhos Projeto Hibakusha, publicado em 2020 na ocasião dos 75 anos do bombardeio atômico de Hiroshima, que faz parte do acervo do Museu Memorial da Paz (Hiroshima Peace Memorial Museum), no Japão. Foi um dos dois autores internacionais selecionados para a coletânea Cow Creek Review de 2009/2010, publicada pela Pittsburg State University, nos EUA. É um dos jornalistas à frente do projeto de divulgação científica Uniso Ciência/Science @ Uniso, que vem gerando publicações contínuas desde 2017.

Fernando Silveira Melo Plentz Miranda, Universidade de Sorocaba

Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba, UNISO (2018), linha de pesquisa história e historiografia da educação. Mestre em Direitos Humanos Fundamentais pelo Centro Universitário FIEO, UNIFIEO (2012), linha de pesquisa positivação e concretização dos direitos fundamentais segundo a ordem econômica e social. Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2006). Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS (1999) e graduação em Administração de Empresas igualmente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS (1998). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Stricto Sensu, Mestrado e Doutorado - PPGE/UNISO. É Coordenador do Curso Direito da UNISO, eleito pelo voto direto do Corpo Docente para o quadriênio 2019-2022 e reconduzido pelo voto direito para o quadriênio 2023-2026; Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Direito da UNISO; Supervisor do Núcleo de Prática Jurídica/Serviço de Atendimento Jurídico - NPJ/SAJU da UNISO, eleito pelo voto direto do Corpo Docente para o quadriênio 2018-2021 e reconduzido pelo voto direto para o quadriênio 2022-2025. Integrante do Conselho Universitário da Universidade de Sorocaba, representante dos docentes de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), eleito pelo voto direto dos Coordenadores de Cursos de Graduação de CSA da UNISO para o biênio 2021-2022 e reconduzido pelo voto direto para o biênio 2023-2024. Professor Titular de Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado no Curso de Graduação em Direito da UNISO. Professor Universitário, Advogado (OAB/SP 222.109) e Administrador (CRA/RS 18.797). fernando.plentz@prof.uniso.br (Texto informado pelo autor)

Roger dos Santos, Universidade de Sorocaba

Doutor em Educação pelo PPGE da Universidade de Sorocaba - UNISO; Mestre em Comunicação e Cultura pelo PPGCC da Universidade de Sorocaba; Especialista em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP.;Graduado em História (Licenciatura) UNISO. Professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Educação da UNISO e também nas licenciaturas da universidade, além de outros cursos nas ciências aplicadas. Professor na Pós-graduação Lato-Sensu e na Universidade da Terceira Idade, Membro da CTEX (Comissão Técnica de Extensão) da Universidade de Sorocaba. Integrou o Grupo de pesquisa GPESTI (Grupo de Pesquisa em Ensino Superior, tecnologia e Inovação) e também, "Interpretações Geográficas: As Complexidades da Natureza e as Realizações da Sociedade" pela UFSCAR Sorocaba. É membro pesquisador do GEDECE: Grupo de Estudos e Pesquisas em Democracia, Ecologias e Cotidianos Escolares. (Texto informado pelo autor)

Published

2025-02-10

How to Cite

CARUSO PROFETA, Guilherme Augusto; SILVEIRA MELO PLENTZ MIRANDA, Fernando; DOS SANTOS, Roger. Education and Artificial Intelligence: Reflections on meaningful learning and teacher training. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 211–229, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.86163. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86163. Acesso em: 22 may. 2025.

Issue

Section

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR