EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FORMAÇÃO DOCENTE

Reflections on meaningful learning and teacher training

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.86163

Resumo

Por meio de revisão bibliográfica do tipo narrativa, este artigo argumenta que, a despeito de quaisquer resistências, as IAs generativas constituem uma tecnologia com potencial de transformar a forma como se pratica e se conceitua a educação. Argumenta-se, também, que sua rápida assimilação pode superar a capacidade reflexiva da academia. Enquanto estudos anteriores sugeriram que a introdução desse tipo de IA deve redirecionar a função docente, no sentido de estimular perguntas complexas que favoreçam a exaptação, este estudo defende que, para que isso aconteça, e para que a aprendizagem seja de fato significativa, educadores devem ser expostos a processos de formação docente que permitam uma compreensão funcional das IAs em questão, especialmente questões epistemológicas, suas limitações e amplas implicações éticas.

Biografia do Autor

Guilherme Augusto Caruso Profeta, Universidade de Sorocaba

Guilherme Profeta é pós-doutor pela Universidade de São Paulo (USP), tendo concluído sua pesquisa na Divisão de Difusão Cultural do Museu de Zoologia da USP (MZUSP). É doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba (Uniso), mestre em Divulgação Científica e Cultural (Linguística) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), especialista em Gestão Estratégica pela Uniso e bacharel em Comunicação Social: Jornalismo também pela Uniso. O fio condutor que perpassa sua formação e sua pesquisa é a divulgação científica (e mais especificamente o jornalismo científico) na condição de educação informal, bem como suas interfaces com a educação escolar. Atua como professor nos programas de pós-graduação em Educação (PPGE) e Comunicação e Cultura (PPGCC) da Uniso. No passado, atuou como coordenador de produção editorial e gerente de comunicação corporativa da Acesso Comunicação. É autor do livro-reportagem em quadrinhos Projeto Hibakusha, publicado em 2020 na ocasião dos 75 anos do bombardeio atômico de Hiroshima, que faz parte do acervo do Museu Memorial da Paz (Hiroshima Peace Memorial Museum), no Japão. Foi um dos dois autores internacionais selecionados para a coletânea Cow Creek Review de 2009/2010, publicada pela Pittsburg State University, nos EUA. É um dos jornalistas à frente do projeto de divulgação científica Uniso Ciência/Science @ Uniso, que vem gerando publicações contínuas desde 2017.

Fernando Silveira Melo Plentz Miranda, Universidade de Sorocaba

Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba, UNISO (2018), linha de pesquisa história e historiografia da educação. Mestre em Direitos Humanos Fundamentais pelo Centro Universitário FIEO, UNIFIEO (2012), linha de pesquisa positivação e concretização dos direitos fundamentais segundo a ordem econômica e social. Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP (2006). Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS (1999) e graduação em Administração de Empresas igualmente pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUC/RS (1998). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Stricto Sensu, Mestrado e Doutorado - PPGE/UNISO. É Coordenador do Curso Direito da UNISO, eleito pelo voto direto do Corpo Docente para o quadriênio 2019-2022 e reconduzido pelo voto direito para o quadriênio 2023-2026; Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Direito da UNISO; Supervisor do Núcleo de Prática Jurídica/Serviço de Atendimento Jurídico - NPJ/SAJU da UNISO, eleito pelo voto direto do Corpo Docente para o quadriênio 2018-2021 e reconduzido pelo voto direto para o quadriênio 2022-2025. Integrante do Conselho Universitário da Universidade de Sorocaba, representante dos docentes de Ciências Sociais Aplicadas (CSA), eleito pelo voto direto dos Coordenadores de Cursos de Graduação de CSA da UNISO para o biênio 2021-2022 e reconduzido pelo voto direto para o biênio 2023-2024. Professor Titular de Direito Constitucional e Teoria Geral do Estado no Curso de Graduação em Direito da UNISO. Professor Universitário, Advogado (OAB/SP 222.109) e Administrador (CRA/RS 18.797). fernando.plentz@prof.uniso.br (Texto informado pelo autor)

Roger dos Santos, Universidade de Sorocaba

Doutor em Educação pelo PPGE da Universidade de Sorocaba - UNISO; Mestre em Comunicação e Cultura pelo PPGCC da Universidade de Sorocaba; Especialista em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP.;Graduado em História (Licenciatura) UNISO. Professor colaborador no Programa de Pós-graduação em Educação da UNISO e também nas licenciaturas da universidade, além de outros cursos nas ciências aplicadas. Professor na Pós-graduação Lato-Sensu e na Universidade da Terceira Idade, Membro da CTEX (Comissão Técnica de Extensão) da Universidade de Sorocaba. Integrou o Grupo de pesquisa GPESTI (Grupo de Pesquisa em Ensino Superior, tecnologia e Inovação) e também, "Interpretações Geográficas: As Complexidades da Natureza e as Realizações da Sociedade" pela UFSCAR Sorocaba. É membro pesquisador do GEDECE: Grupo de Estudos e Pesquisas em Democracia, Ecologias e Cotidianos Escolares. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

CARUSO PROFETA, Guilherme Augusto; SILVEIRA MELO PLENTZ MIRANDA, Fernando; DOS SANTOS, Roger. EDUCAÇÃO E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: REFLEXÕES SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FORMAÇÃO DOCENTE: Reflections on meaningful learning and teacher training. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 211–229, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.86163. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/86163. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO: DEBATES CRÍTICOS E BOAS PRÁTICAS NA ESCOLA BÁSICA E NA EDUCAÇÃO SUPERIOR