UM CORPO-EXPERIMENTO NA EDUCAÇÃO DAS ARTES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.85360Resumo
Essa escrita faz uma contribuição ao campo da educação das artes de pessoas com deficiência visual a partir das mobilizações de afectos e perceptos (DELEUZE; GUATTARI, 2010), disparados, em uma formação experimental em teatro inclusivo. Esses atravessamentos corporais, são colocados em operação durante os encontros de um projeto de extensão, denominado Grupo de Experimentação em Artes do Corpo (GEACORP), e ofertado em uma instituição especializada na educação de pessoas com deficiência visual, no município do Rio de Janeiro. Nesse contorno, o que se pretende, é provocar o pensamento acerca da noção de corpo-experimento enquanto uma superfície que acolhe os acionamentos de memórias e saberes corporais constituídos – e tornando-os potências criadoras – na convivência com a deficiência visual. Para tanto, utiliza-se da combinação de abordagens e treinamentos corporais – os Viewpoints – delineados por Bogart e Landau (2017). Desse modo, ao cartografar essas mobilizações corporais através das rodas de conversa ao longo dos encontros do grupo, observa-se a inscrição e a tessitura de atravessamentos causados pelos afectos e perceptos transbordados no corpo-experimento. Assim, os procedimentos adotados, no projeto em questão, vêm criando possibilidades na produção de sentidos diante de uma percepção da diferença de corpos que irrompem (ao seu modo e em meio a experimentação) alguns limites impostos pela deficiência visual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Caue de Camargo dos Santos, Marina de Assis Fernandes Nogueira, Sandra Regina Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional