UM CORPO-EXPERIMENTO NA EDUCAÇÃO DAS ARTES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Caue de Camargo dos Santos Instituto Benjamin Constant IBC https://orcid.org/0000-0001-8164-4737
  • Marina de Assis Fernandes Nogueira Instituto Benjamin Constant - IBC
  • Sandra Regina Lopes Instituto Benjamin Constant - IBC

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.85360

Resumo

Essa escrita faz uma contribuição ao campo da educação das artes de pessoas com deficiência visual a partir das mobilizações de afectos e perceptos (DELEUZE; GUATTARI, 2010), disparados, em uma formação experimental em teatro inclusivo. Esses atravessamentos corporais, são colocados em operação durante os encontros de um projeto de extensão, denominado Grupo de Experimentação em Artes do Corpo (GEACORP), e ofertado em uma instituição especializada na educação de pessoas com deficiência visual, no município do Rio de Janeiro. Nesse contorno, o que se pretende, é provocar o pensamento acerca da noção de corpo-experimento enquanto uma superfície que acolhe os acionamentos de memórias e saberes corporais constituídos – e tornando-os potências criadoras – na convivência com a deficiência visual. Para tanto, utiliza-se da combinação de abordagens e treinamentos corporais – os Viewpoints – delineados por Bogart e Landau (2017). Desse modo, ao cartografar essas mobilizações corporais através das rodas de conversa ao longo dos encontros do grupo, observa-se a inscrição e a tessitura de atravessamentos causados pelos afectos e perceptos transbordados no corpo-experimento. Assim, os procedimentos adotados, no projeto em questão, vêm criando possibilidades na produção de sentidos diante de uma percepção da diferença de corpos que irrompem (ao seu modo e em meio a experimentação) alguns limites impostos pela deficiência visual.

Biografia do Autor

Caue de Camargo dos Santos, Instituto Benjamin Constant IBC

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, pesquisador na área de Artes Visuais, Filosofias da Diferença e Educação Especial e Inclusiva.  Coordena o Núcleo de Atendimento e Pesquisa em Educação Inclusiva e Arte (NEART). Atua no Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR) no Instituto Benjamin Constant (IBC).

Marina de Assis Fernandes Nogueira, Instituto Benjamin Constant - IBC

Professora e Voluntária de Artes no Programa de Reabilitação do Instituto Benjamin Constant (IBC).

Professora Licenciada em Artes Cênicas.

Sandra Regina Lopes, Instituto Benjamin Constant - IBC

Professora e Voluntária de Artes no Programa de Reabilitação do Instituto Benjamin Constant (IBC).

Professora Licenciada em Pedagogia.

Downloads

Publicado

10-02-2025

Como Citar

SANTOS, Caue de Camargo dos; DE ASSIS FERNANDES NOGUEIRA, Marina; REGINA LOPES, Sandra. UM CORPO-EXPERIMENTO NA EDUCAÇÃO DAS ARTES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 523–534, 2025. DOI: 10.12957/riae.2024.85360. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/85360. Acesso em: 1 maio. 2025.