Neoliberalismo contra a Liberdade de Ensinar, Aprender e Pesquisar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2024.82434

Resumo

A liberdade de ensinar, aprender e pesquisar é a base de sociedades democráticas porque constitui um direito fundamental em benefício da dignidade da pessoa humana e da sociedade. A par deste princípio, o artigo argumenta que no campo educacional em específico, a relação entre liberdade de ensinar, aprender e pesquisar e os direitos humanos e sociais se encontra no centro de ataques desferidos pela ofensiva neoliberal e de seus agentes, entre eles o Escola Sem Partido, e seu projeto de criação de uma nova pedagogia de controle social. Sob as lentes da análise crítica da reflexão dialética, o artigo discorre sob as ambiguidades da palavra liberdade e, apoiado em fontes bibliográficas e documentais, examina que movimentos de ataque aos professores, como o ESP, impõem restrições à liberdade de ensinar contra as quais professores se contrapõem com a criativa metáfora política da “mordaça”.

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Publicado

30-09-2024

Como Citar

MACEDO, Handerson Fábio Fernandes; ALVARENGA, Marcia. Neoliberalismo contra a Liberdade de Ensinar, Aprender e Pesquisar. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 408–426, 2024. DOI: 10.12957/riae.2024.82434. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/82434. Acesso em: 25 mar. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ: OS DIREITOS HUMANOS E A LIBERDADE DE ENSINAR, APRENDER E PESQUISAR