Neoliberalismo contra a Liberdade de Ensinar, Aprender e Pesquisar
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2024.82434Palavras-chave:
Neoliberalismo, Direitos Humanos, Liberdade de ensinar, aprender e pesquisar, Movimento Escola Sem PartidoResumo
A liberdade de ensinar, aprender e pesquisar é a base de sociedades democráticas porque constitui um direito fundamental em benefício da dignidade da pessoa humana e da sociedade. A par deste princípio, o artigo argumenta que no campo educacional em específico, a relação entre liberdade de ensinar, aprender e pesquisar e os direitos humanos e sociais se encontra no centro de ataques desferidos pela ofensiva neoliberal e de seus agentes, entre eles o Escola Sem Partido, e seu projeto de criação de uma nova pedagogia de controle social. Sob as lentes da análise crítica da reflexão dialética, o artigo discorre sob as ambiguidades da palavra liberdade e, apoiado em fontes bibliográficas e documentais, examina que movimentos de ataque aos professores, como o ESP, impõem restrições à liberdade de ensinar contra as quais professores se contrapõem com a criativa metáfora política da “mordaça”.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Handerson Fábio Fernandes Macedo, Marcia Alvarenga

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional